Deputado homenageia Hilda Hilst


06/02/2004 17:29

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Felício

O deputado Roberto Felício (PT) lamentou a morte da escritora Hilda Hilst, que faleceu esta semana em Campinas, vencida por uma deficiência crônica cardíaca e pulmonar. Hilda Hilst nasceu em Jaú, no dia 21 de abril de 1930. Era filha única do fazendeiro, jornalista, poeta e ensaísta Apolônio de Almeida Prado Hilst e de Bedecilda Vaz Cardoso. Morou em Santos, São Paulo e Campinas. Aos 18 anos de idade, Hilda Hilst iniciou seus estudos de Direito, na Faculdade do Largo do São Francisco, onde se formou em 1952.

Na faculdade, foi escolhida para saudar, entre os alunos de Direito, a escritora Lygia Fagundes Telles, por ocasião do lançamento de seu livro de contos "O Cacto Vermelho", e nos dois anos seguintes lançou seus primeiros livros: "Presságio" (1950), e "Balada de Alzira" (1951). Depois vieram mais de 40 volumes de poesia repleta de espiritualidade, talento, inovação e enfrentamento da moralidade social. Diz Antonio Cândido, o maior crítico literário brasileiro, que Hilda Hilst brindou o público brasileiro com uma obra poética de grande originalidade e coragem.

Ao final de sua manifestação, o deputado Roberto Felício solidarizou-se com os familiares da poeta Hilda Hilst e com as populações de Jaú e Campinas, cidade onde a poeta morou nos últimos 40 anos.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp