Assembléia Popular


30/04/2008 16:48

Compartilhar:


Reivindicações



Mais emprego para os jovens, melhor atendimento nos hospitais e postos de saúde e mais moradia foram as reivindicações trazidas por José das Mercês de Freitas, da Associação dos Moradores de Vanguarda do Jardim Icaraí, que aproveitou para conclamar os idosos a participarem da Campanha de Vacinação de Idosos contra a gripe.



Iamspe



"Pagamos e não temos um atendimento condigno no Iamspe", reclamou Luís da Silva Filho, do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional. Segundo ele, o governo do Estado não tem colocado a contrapartida que lhe cabe ao Iamspe, apesar da promessa de o Estado aplicar R$ 100 milhões no instituto.



Cidade Jabaquara



José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, anunciou que os moradores do Jabaquara vão deflagar o Movimento Nacional pela Emancipação de Distritos. Segundo ele, "o bairro, há 25 anos, não recebe nenhum equipamento público".



Espírito científico



Após congratular-se com a cidade de São Paulo por ter sediado a Virada Cultural, Darcy Rosa dos Reis, representante de Diversos Setores Carentes, relatou incidente que presenciou às portas do Poupatempo da avenida Ipiranga, cuja causa ele atribuiu ao descaso das autoridades públicas.



Descaso com a cidade



Sílvio Luiz Del Giudice, Líder dos Moradores do Jardim Tremembé, dizendo falar como mero cidadão, reclamou da atuação das recentes administrações municipais paulistanas por conta dos inúmeros desmandos que tem observado e que redundam em total descaso com a cidade.



Mudança de nome



Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste, falou contra o Projeto de Lei 136/2008, em tramitação nesta Casa, que propõe a alteração do nome da Estação Jabaquara do Metrô para Jabaquara/Santos. Para justificar sua posição, traçou a história do bairro desde os tempos dos quilombos.



Audiência com o governador



Mario Luiz Martinho Suzuki, que integra a Comissão de Demitidos da Imesp, disse ter solicitado através de ofício uma audiência com o governador Serra para negociar as demissões na estatal, mas ainda não teve resposta.



Transporte precário



Embu-Guaçu tem seu direito de ir e vir cerceado: não tem transporte, disse Merice Andrade de Quadros, da organização não-governamental Embu-Guaçu em Ação. Reivindica extensão dos trens até lá ou integração com o bilhete único.



Solicitação de apoio à PEC



Clóvis de Oliveira, da Associação dos Policiais Civis e Militares e Funcionário Públicos dos Estados Federativos do Brasil, pede apoio à PEC que tramita no Congresso em favor dos policiais em exercício entre 1964 e 1969.



Selo injusto



Sárvio Nogueira Holanda, do Conselho de Representantes dos Empregados da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, criticou o fato de a Imprensa Oficial ter recebido o selo ISO 9001. Segundo ele, a empresa não tem Cipa e o Conselho de Representantes dos Funcionários está impedido de funcionar, deixando claro que a empresa não reúne as condições mínimas para o recebimento do selo.



Alívio na saúde



Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, cobrou a promessa feita pelo governador do Estado de construção do Hospital de Parelheiros. Seriam 250 leitos que proporcionariam um alívio aos habitantes da região, uma vez que o Hospital do Grajaú e outros da região, estão superlotados.



Canteiro de obras do Metrô



Regina Buttner, da Associação de Comerciantes e Logistas da avenida Adolfo Pinheiro, pediu para que o Metrô não desaproprie área prevista para ser canteiro de obras na região de Santo Amaro. De acordo com a oradora, no terreno há uma galeria com inúmeras lojas, ambulatórios da Santa Casa de Misericórdia, clínicas e cursinhos. Seriam mais de 10 mil pessoas que perderiam seus empregos.



Violência ignorada



Anderson Cruz, do Instituto de Educação de São Paulo, reclamou da imprensa que só dá destaque para casos de violência contra crianças da classe média, enquanto as crianças pobres, que também são vítimas, são ignoradas pela mídia e pelas autoridades. Anderson criticou também os políticos que só falam de participação da comunidade na gestão das escolas públicas em época eleitoral.



Tudo errado



Para José Leonilson de Queiroz Almeida, do Movimento Social de Parelheiros/Marsilac, a gestão da prefeitura na área dos transportes é um desastre. Outro ponto que mereceu crítica do orador foi a área da saúde estadual.



Promessa não cumprida



"O córrego Olaria continua sem limpeza, as promessas não foram cumpridas e agora novamente acenam com a possibilidade de canalização. Espero que não seja mais uma promessa de campanha", afirmou Rommel Gimenes de Araújo, do Fórum Regional de Luta por Moradia de Pedreira.



Igualdade jurídica



Após elogiar o deputado Ênio Tatto pelo seu trabalho junto às subprefeituras e o vereador Dalton Silvano por sua atuação na Câmara Municipal de São Paulo, a delegada Maria Lima de Matos voltou a protestar contra o governo Serra por violações constantes, segundo ela, a princípios democráticos da República. Maria Lima questionou ao ministro Gilmar Mendes sobre o princípio da igualdade jurídica em razão de a polícia se dedicar demais a um caso em detrimento de outros.



Diferenças nas gestões municipais



William Prado, do Movimento Popular de Saúde, defendeu a gestão da Marta Suplicy à frente da Prefeitura de São Paulo. "Na época dela, a merenda era de qualidade, tinha transporte e uniforme escolar para as crianças", afirmou. Prado disse, ainda, que o atual governo trata as pessoas com desrespeito: "espanca pai de família em postos de saúde e quer privatizar o SUS", concluiu.



Parelheiros e a Guarapiranga



Sebastião Carmo Silva, representando a entidade A Chave, da região de parelheiros, falou da importância que a região tem no abastecimento de água do município. segundo ele, "30 % da água que vai para Guarapiranga vem de Parelheiros", afirmou.



Falta de água tratada



O representante do Fórum em Defesa da Vida de Parelheiros, Nerio Fernandes, criticou a falta de água tratada em Vargem Grande. Ele também destacou que "1/3 da água consumida em São Paulo vem da região".

alesp