Deputado protesta contra fechamento de pronto-socorro em Guarulhos


12/02/2004 16:48

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Almeida

Em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, na quarta-feira, 11/2, o deputado Sebastião Almeida (PT) considerou "um atentado" a proposta do governo estadual para que o Hospital Estadual Padre Bento, em Guarulhos, só atenda pacientes encaminhados por outras unidades de saúde.

De acordo com ofício da Secretaria da Saúde estadual, enviado ao Conselho Municipal da Saúde, a medida entra em vigor a partir de 1º de março. O CMS convocou os moradores da cidade a participar de manifestação contra o fim do atendimento do pronto-socorro do Hospital Padre Bento, na próxima sexta-feira, 13/2, às 17 h, na praça Getúlio Vargas.

Segundo o deputado, o fechamento do pronto-socorro causará enorme transtorno no sistema de saúde do município, pois ele é hoje referência para cerca de 250 mil pessoas, que se utilizam desse serviço há mais de dez anos. Muitos desses pacientes buscam, inclusive, atendimento especializado em DST/Aids, por meio do Ambulatório Walter Belda.

Guarulhos só tem dois hospitais estaduais. Almeida lembra que no ano passado o governo tentou fechar o pronto-atendimento do Hospital Geral do Cecap, além de reduzir em 30 o número de leitos da instituição. Na época, o CMS se mobilizou e impediu a iniciativa, embora o hospital continue funcionando com atendimento reduzido, já que o 7º e o 9º andar estão vazios.

Para o deputado, as decisões do Governo Alckmin contrariam os critérios de planejamento anteriormente pactuados com a Secretaria de Saúde de Guarulhos e os princípios do SUS. Além disso, caminham em sentido contrário ao direito à saúde, garantido na Constituição Federal, ele completa.

salmeida@al.sp.gov.br

alesp