Inaugurado novo Espaço de Convivência da Assembléia


26/06/2002 20:30

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa - Walter Feldman, presidente, Hamilton Pereira, 1º secretário, e Dorival Braga, 2º secretário - inaugurou, na tarde desta quarta-feira, 26/6, o novo Espaço de Convivência, no subsolo do Palácio 9 de Julho. No local, inteiramente reformado, há bancos e exposição de fotos antigas de funcionários da Casa.

Localizados próximo ao Espaço de Convivência e também inaugurados, a nova sala da Assistência Policial Militar, a Central de Monitoramento do Projeto Qualidade de Vida e a Sala de Videoconferência.

A inauguração pôs fim às obras de reforma do subsolo do prédio, iniciadas pela Mesa anterior e que, naquela ocasião, readequaram e modernizaram instalações como as dos bancos que atendem aos funcionários da Casa e do correio.

Participaram da entrega das obras, além da Mesa atual, a anterior - composta pelos deputados Vanderlei Macris (PSDB), presidente, Roberto Gouveia (PT), 1º secretário, e Paschoal Thomeu (PTB), 2º secretário -, os deputados Ary Fossen (PSDB), Claury Alves Silva (PTB), Nelson Salomé, Campos Machado (PTB), a secretária geral de Administração, Silmara de Oliveira Lauar, o secretário geral Parlamentar, Auro Augusto Caliman, diversos diretores de departamento e de divisão da Casa e vários funcionários. Também presente o vice-governador do Estado do Pará, Ildegardo Nunes, em visita ao Legislativo paulista.

Mesa atual

O 2º secretário, Dorival Braga, lembrou que o local, transformado agora em claro, agradável e bonito, era escuro e "fantasmagórico". O deputado está honrado e agradecido por fazer parte desta Mesa e participar deste momento da Assembléia. "O que pretendemos não é apenas reformar a Assembléia em sua forma física. Queremos mais", afirmou, destacando a aproximação entre a Mesa, os deputados e o corpo de funcionários. "Me sinto importante tendo meu nome junto ao do presidente Feldman e ao do Hamilton Pereira nesta placa. Aquele caboclo que ainda cheira a barro do rio Mogi-Guaçu, agora está na placa de um lugar como este", encerrou.

"Esta Mesa tem se esforçado para fazer da Assembléia Legislativa uma instituição cada vez mais próxima da população, tentando traduzir as ações como transparentes, sérias e democráticas", afirmou o 1º secretário, que ressaltou que para o presidente Feldman, a democracia é uma "obsessão". A harmonia entre os membros da Mesa também foi destacada por ele, que fez questão de ressaltar o trabalho dos funcionários da Assembléia para o bom andamento da Casa. "São amigos que fazem da Assembléia Legislativa de São Paulo uma instituição tão respeitada e modelar.

Hamilton Pereira fez questão de relatar as conquistas do debate democrático entre as entidades representativas dos funcionários e a Mesa: acordo que gerou uma reposição salarial de 20% paga em duas vezes, incorporação de abono, reajuste do vale-refeição, seguro de vida dos agentes de segurança, pró-labore, enquadramento dos funcionários estáveis, progressão, verba para os procuradores, adequação de funcionários sob a Lei 500, banco dos funcionários, melhorias na creche, cursos em parceria com o sindicato dos funcionários, criação do Instituto do Legislativo Paulista e da comissão de relações sindicais. "Esperamos ter estabelecido um paradigma de uma relação respeitosa entre todos os deputados e nossos amigos funcionários. A Assembléia é o que é hoje graças a vocês".

Mesa anterior

Falando em nome da Mesa anterior, o deputado e ex-presidente Vanderlei Macris elogiou a beleza do Espaço de Convivência e destacou a importância do momento. Sobre o fato de ter recebido a palavra, Macris disse que a única coisa que a Mesa anterior fez foi "colocar alguns tijolinhos. Não merecemos isso. Demos apenas o primeiro passo", falou, ressaltando a importância da posse dos membros do Instituto do Legislativo para que se alcance grandes objetivos, como facilitar à sociedade o contato com a Assembléia.

Instituto do Legislativo Paulista

Com a assinatura do ato de nomeação e de posse da diretoria foi oficialmente criado o Instituto do Legislativo Paulista. O presidente do Instituto, Maurílio Maldonado, agradeceu e lembrou que a criação do ILP teve seu início na Mesa anterior, com o ex-presidente Macris e o Fórum São Paulo Século XXI. "O Instituto permitirá a capacitação dos funcionários à altura que os deputados e o povo de São Paulo merecem. Que este instrumento dos funcionários sirva à atividade fim da Assembléia Legislativa da melhor forma possível."

Ato de reconhecimento

O presidente Walter Feldman afirmou que considera quase uma gestão única a desta Mesa e a da anterior. "Não foi uma deferência ter dado a palavra ao deputado Macris", disse. Para ele, um dos problemas da política brasileira é que cada gestão quer colocar sua marca. "Na Assembléia paulista há a continuação. Nós vivemos uma nova fase, iniciada na gestão do presidente Ricardo Tripoli, passando por Paulo Kobayashi e Macris."

Walter Feldman disse que o Espaço de Convivência é um ato de reconhecimento pela colaboração e parceria dos funcionários da Casa. "É reconhecer, na prática, o trabalho dos funcionários com os quais estabelecemos lutas sadias e conflitos diários, mas, sem eles, nada disso seria possível.

"Aqui era uma garagem pela qual os membros da Mesa entravam e tinham acesso ao elevador privativo. Num local como esse, no Ibirapuera, num bairro nobre, um espaço era utilizado por apenas três pessoas. Não era nada democrático. Além disso era feio e escuro. Agora tem cor e tem luz."

Funcionários

Falando em nome dos funcionários, José Pólice Neto (Netinho), chefe de gabinete da Presidência, destacou que esta Casa tem funcionários com duas características distintas. "Dois terços dos funcionários assessoram a individualidade de um deputado. Sonham com democracia, com o resgate de políticas públicas que aproximem os desiguais, sonham para construir. O outro terço, formado pelos funcionários administrativos, é aquele que não sonha. É formado por aqueles que constróem para que os outros dois terços possam sonhar. Esse espaço é isso: sonho para construir e construção para se sonhar."

José Carlos Gonçalves, presidente da Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa (Afalesp), lembrou seus 28 anos como funcionário da Casa e tentativas anteriores para melhorar o local onde foi instalado o novo espaço. "Desde o presidente Tripoli estamos vendo uma mudança radical na Casa. Não brigamos só pelo salário, mas pela qualidade de vida dos funcionários. Que as outras Mesas continuem assim."



Outros espaços

Após os discursos, foi descerrada a placa inaugural e feita a visita aos demais espaços que tiveram suas obras concluídas. A Sala de Videoconferência foi inaugurada com uma conversa entre a Mesa da Casa e o diretor executivo do programa Interlegis, em Brasília, Paulo Fontenelle, que ressaltou o trabalho do departamento de Informática da Assembléia, dirigida por Roberto Sturm.

alesp