Fórum discutirá identidade brasileira


15/04/2003 18:04

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização (CBCC) e o Centro de Estudos da Conjuntura Sócio-Político-Cultural Orlando Villas Boas, do Instituto do Legislativo Paulista, realizarão o III Fórum Nacional da Identidade Brasileira (3º FNIB 2003), de 22 a 25 de abril de 2003, no Palácio 9 de Julho (veja programação a seguir).

O evento, que faz parte das comemorações da Semana Orlando Villas Boas, discutirá as contribuições do índio, do negro e do branco na formação da identidade nacional. No mesmo período acontecerá, no Espaço Cultural V Centenário e no Café de São Paulo a exposição "O Sertanista e os Índios". O evento tem apoio cultural das empresas Spress e Forno de Minas.

Programação do III Fórum Nacional da Identidade Brasileira



22/4/2003

20 h - Abertura no auditório Franco Montoro, com a presença dos deputados Sidney Beraldo, Emidio de Souza e José Caldini Crespo, respectivamente presidente, 1o. secretário e 2o. secretário da Assembléia Legislativa; Maurílio Maldonado, diretor presidente do Instituto do Legislativo Paulista; professores Carlos Jacchieri e José Pereira de Queiroz Neto, do Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização (CBCC); Marina Lopes de Lima Villas Boas, do Centro de Estudos da Conjuntura Sócio-Político-Cultural Orlando Villas Boas, do Instituto do Legislativo Paulista.

21 h - Coquetel Brasileiro e inauguração da exposição "O Sertanista e os Índios", no Espaço Cultural Café de São Paulo, seguindo para o Espaço Cultural V Centenário.



23/04/2003

14 às 18 h- Mesa-redonda "Os índios na formação do povo brasileiro" - Auditório Teotônio Vilela. Coordenadora: Betty Mindlin, antropóloga. Expositores: caciques Timóteo da Silva e Odenir Haané; Regina Vasconcelos, geógrafa; deputado Renato Simões (PT)

24/04/2003

14 às 18 h- Mesa-redonda "Os brancos na formação do povo brasileiro" - Auditório Teotônio Vilela. Coordenador: Izaías Almada, escritor. Expositores: Sílvio Band, engenheiro; Jair Borin, jornalista; Zilda Yokoi, historiadora; Arnaldo Daraya Contier, historiador; deputado Ricardo Tripoli (PSDB)

25/04/2003

14 às 18 h- Mesa-redonda "Os negros na formação do povo brasileiro" - Auditório Teotônio Vilela. Coordenador: Oswaldo de Camargo, jornalista. Expositores: Kabengele Munanga, antropólogo; Maria Aparecida Laya, psicóloga; José Reinaldo Araldo, do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia Legislativa; deputado Nivaldo Santana (PC do B); deputado Sebastião Arcanjo Tiãozinho (PT)

alesp