Deputada quer ampliar a todo o litoral iniciativa santista de prevenção ao câncer de pele


14/01/2004 16:05

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT), está propondo ao Governo do Estado que leve iniciativa realizada em Santos, de prevenção ao câncer de pele, a outras cidades do litoral paulista. A sugestão foi encaminhada por meio de ofício ao secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Todos os domingos, até o dia 1º de fevereiro, um posto será montado em pontos diferentes da orla santista, com profissionais orientando sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença.

"Este é o momento apropriado, porque além de se levar informação aos moradores dessas cidades, também será possível orientar milhões de turistas que freqüentam as praias durante o verão", enfatiza a deputada.

Além das orientações prestadas por uma médica dermatologista, a campanha também inclui palestras, apresentações musicais, aulas de lambaeróbica e distribuição de brindes.

O câncer de pele é o mais freqüente de todos os tipos de câncer. É sinalizado, geralmente, por lesões habitualmente de fácil diagnóstico e que, quando tratadas precocemente, possuem índices de cura acima de 95%.

Além de causar envelhecimento precoce da pele, a exposição prolongada ao sol favorece o surgimento do câncer da epiderme. Entre as recomendações para minimizar os riscos estão o uso de protetor solar, com fator de proteção (FPS) igual ou superior a 15, aplicado pelo menos 20 minutos antes do início da exposição, e reaplicado após um mergulho ou em função de transpiração excessiva.

Outras recomendações são: evitar o sol entre 10 e 15 horas, usar chapéu e ficar sob barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Essas providências não dispensam o uso do filtro solar, pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele. É importante visitar um dermatologista anualmente.

mlprandi@uol.com.br

alesp