Deputado alerta para aumento de consumo de combustíveis alternativos


08/11/2011 14:47

Compartilhar:


Da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Massafera (PSDB) mostrou-se preocupado com o crescimento da frota de veículos no Estado de São Paulo e, consequentemente, com o consumo de combustíveis. São mais de 22,6 milhões de veículos, um terço deles rodando na capital.

Os dados do Departamento Estadual de Transito (Detran/SP) mostram que, em média, 120 mil novos veículos são vendidos a cada mês no Estado, além dos automóveis usados que são transferidos para São Paulo. "É um aumento espantoso com impactos na economia, na infraestrutura urbana e rodoviária, e na saúde pública", avaliou Massafera.

Membro do Conselho de Energia do Estado de São Paulo, o deputado alerta que no atual cenário não há como suprir a demanda de combustíveis alternativos como etanol e biodiesel para atender essa demanda crescente.

A violência no trânsito já é a maior causa de morte entre os jovens de 18 a 29 anos. Os acidentes com motocicleta tiraram a vida de 1.384 usuários em 2009, segundo dados da Fundação Seade.

Massafera alertou ainda sobre a necessidade de tornar mais rigoroso o processo de habilitação dos condutores de motocicleta. "Vivemos uma situação de impunidade, de desrespeito à legislação e ao espaço público no trânsito. Precisamos investir na formação de condutores mais conscientes e fazer cumprir as regras", observou. (mlf)



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp