Tratamento humanizado à saúde mental


14/03/2012 11:31

Compartilhar:


Defendendo a implantação "de fato" da reforma psiquiátrica aprovada no Brasil em 2001, o professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL), em conjunto com o psicólogo Rafael Marmo " ex-diretor do CAPS de Santo Amaro, sanitarista e ativista dos movimentos populares de Saúde e Educação " , organizou na ALESP, no dia 8/3, uma audiência pública para tratar deste e de outros temas relacionados à defesa de uma política de saúde mental humanizada.

Participaram do encontro os deputados Adriano Diogo e Marcos Martins (PT), pacientes, profissionais da saúde e entidades. "Lutamos pela dignidade no atendimento no sistema de Saúde para que as pessoas com transtornos mentais e emocionais sejam atendidas de uma forma humana, solidária e com respeito a sua cidadania", argumentou Giannazi, reafirmando seu empenho em criar, na Casa, uma Frente Parlamentar Antimanicomial com o apoio de outros deputados.

Marmo fez uma contundente referência à prefeitura da capital no tocante ao tratamento dos dependentes de álcool e drogas. "Temos só 21 Centros de Apoio Psicossocial na cidade inteira para atender quem faz uso abusivo de álcool e drogas; é a metade do que preconiza a OMS para uma população de mais de 10 milhões de pessoas. Além disso, não há nenhum leito público de desintoxicação para este paciente", revelou. (jr)

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp