PALPITE INFELIZ - OPINIÃO
Está lá, no Aurélio, com todas as letras: palpite é opinião de quem se intromete ou não entende do assunto; opinião equivale a parecer, conceito. De um candidato a presidente da República, portanto, é de se esperar mais opiniões que palpites.
Lula, no entanto, parece pensar o contrário. Agora mesmo, conforme noticiaram os jornais, ele acaba de emitir um palpite de extrema infelicidade. Segundo ele, o "salário mixo" justifica a greve de policiais militares. "A PM pode fazer greve", declarou aos repórteres. "Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem salário essencial."
Deixemos de lado o linguajar trôpego, e vamos aos conceitos. Em primeiro lugar, não me parece que quem emite palpites seja exatamente a pessoa mais apta a formular teses. Seja como for, uma tese, por melhor que seja, não pode se sobrepor à lei. E a lei, como se sabe, proíbe a greve de policiais, estejam armados ou não, estejam encapuzados ou não. É de se esperar que a bancada do PT no Congresso Nacional já esteja elaborando alguma proposta que permita a greve de PMs, para submetê-la à apreciação dos congressistas e da opinião pública.
Acrescente-se o fato preocupante de que o virtual candidato do PT à Presidência República, salvo engano medonho, parece acreditar que leis são detalhes, pois o que lhe importa são suas teses. Se leis são inadequadas, devem ser alteradas, aperfeiçoadas, revogadas. Mas é inconcebível que sejam desrespeitadas, a não ser que se queira transformar o país numa terra-de-ninguém.
Não há dúvidas de que os policiais civis e militares - assim como a esmagadora maioria do funcionalismo público - ganham pouco. Mas, afinal, seria de grande utilidade a todos nós que Lula explicasse em detalhes e, se possível, com valores exatos o que vem a ser um "salário essencial". Detalhado esse conceito, seria igualmente interessante que ele nos explicasse como faria para conceder aumentos generosos para todos os policiais, a fim de que todos tivessem, enfim, "salários essenciais".
Pelo que Marta Suplicy tem feito em São Paulo, é de se supor que para o PT só os amigos, os que ocupam cargos de confiança - e que, portanto, estão dispensados de concurso público - merecem "salários essenciais". Como se recorda, a prefeita concedeu 40% de aumento para uns poucos, os que foram indicados por seu partido e legendas aliadas. Para os demais, concedeu 3%.
É de se deduzir que, para Lula e seguidores, "salários essenciais" só para os amigos. Ainda bem que não se multa quem emite palpite infeliz. Luís Inácio estaria, financeiramente, arruinado.
*Milton Flávio é deputado estadual pelo PSDB e presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações