O necessário estímulo à exportação

OPINIÃO - Said Mourad*
09/04/2003 18:45

Compartilhar:


A economia brasileira está praticamente estagnada e, em conseqüência, os setores produtivos, senão demitem, também não contratam novos trabalhadores. O fantasma do desemprego volta a atormentar a sociedade, principalmente as famílias mais carentes e com menor grau de instrução. O Estado de São Paulo é o termômetro deste quadro, por concentrar um parque industrial e de agronegócio grandioso e diversificado, cujo desempenho reflete em todo o território nacional.

Sensível a esse quadro, o governador Geraldo Alckmin tomou a iniciativa de aquecer o setor produtivo com apoio às exportações. De acordo com as propostas lançadas pelo governador, o Centro de Logística das Exportações terá como objetivo facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelos órgãos envolvidos em comércio exterior e informar e orientar os micro e pequeno empresários.

O Agroporto será instalado em até 90 dias junto ao porto da Cosipa, no município de Cubatão, no Litoral. Funcionará como terminal logístico, voltado ao incremento e à agilização para a exportação de produtos do agronegócio, com alto valor agregado. Já o Pólo Industrial irá criar um grupo de empresas que trabalhem em conjunto na vocação regional econômica do Estado. O primeiro será do setor calçadista infantil, em Birigüi. Posteriormente, outros setores - como o moveleiro, o de moda, etc. - devem também participar deste esforço industrial, com a finalidade de ampliar o mercado externo e abrir novas fronteiras.

De acordo com o anúncio, a meta é aumentar as exportações em pelo menos 50% nos próximos quatro anos, saltando dos atuais 20 bilhões de reais para 30 bilhões/ano. Sem dúvida a meta é ambiciosa e, segundo os primeiros estudos, caso isso se concretize teremos uma geração de empregos na ordem de 700 a 800 mil vagas.

Estas ações lançadas pelo governador não são impossíveis de serem atingidas, se levarmos em conta a infra-estrutura de nosso Estado. Temos aeroportos, portos, rodovias e ferrovias, além de um fantástico setor produtivo com trabalhadores e empresários que só querem trabalhar.

Como a iniciativa tem por objetivo trazer novas receitas, criar empregos, fortalecer as empresas e fazer do Estado um parceiro do setor produtivo e não somente um fiscalizador e sugador de impostos, tem nossos aplausos. Parabéns ao governador por sua conduta como estadista, com visão para o futuro. É o tipo de ação que tem o nosso integral apoio. É o administrador público que o País precisa adotar. A nação brasileira e os paulistas agradecem.

*Said Mourad, 36, é deputado estadual e engenheiro civil.

alesp