Morre o ex-deputado Gilberto Delmont


23/04/2003 17:54

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Faleceu no último dia 16 de abril, na cidade de Sorocaba, onde foi sepultado, o ex-deputado Gilberto Delmont. Nascido no dia 1º de agosto de 1928, era filho de Caiuby Delmont e de Maria Zaca Delmont.

Foi reservista da 2.ª R.M., 5.ª CSM - 2ª Categoria em 1945.

Formado em Direito e professor, era Agente Fiscal de Rendas, tendo ocupado o cargo de Delegado Regional Tributário em Sorocaba. Ingressou na política a convite do ex-prefeito Armando Pannunzio, a quem sucedeu como presidente do Diretório Municipal do Partido Democrático Social (PDS) em Sorocaba. Eleito deputado pelo PDS, em 15 de novembro de 1982, para a 10ª Legislatura (1983/87). com 40.470 votos.

Fez parte da Comissão de Representação da Assembléia Legislativa de São Paulo que participou do Encontro Nacional pela Reforma Tributária, realizado em setembro de 1983, no Congresso Nacional, e da Comissão de Representação que acompanhou a votação do Decreto Lei 2.045, de 13 de julho de 1983, que alterava a Lei da Política Salarial, dispunha sobre o reajuste dos aluguéis residenciais e ainda adotava medidas no âmbito do Sistema Financeiro Habitacional.

Foi membro das seguintes Comissões Permanentes da Assembléia:

1983/84: Economia Planejamento (efetivo): Comissão Finanças e Orçamento (substito) e Administração Pública (substituto);

1985/86: Economia e Planejamento (efetivo); Serviços e Obras Públicas (substituto); Comissão Finanças e Orçamento (substituto); Relações do Trabalho (efetivo) e Administração Pública (substituto).

Foi membro das seguintes Comissões Parlamentares de Inquérito:

- Constituída para apurar conseqüências socio-econômicas da carga tributária no processo de produção, 1983 (efetivo);

- Constituída para apurar situação de desemprego no Estado de São Paulo, 1983 (vice-presidente).

- Criada para apurar os fatos envolvendo o Deputado Benedito Cintra, 1985 (efetivo);

Tentou se reeleger em 15 de novembro de 1986, não logrando êxito. Exerceu o cargo de Assistente Técnico de Gabinete, no Tribunal de Contas do Estado.

Foi Diretor-presidente do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos em Sorocaba.

Era casado com Odete Gonçalves Delmont, com quem teve quatro filhos: Carlos, Álvaro, Izabel e Adriana.

alesp