Participação em debate ambiental


27/11/2009 16:09

Compartilhar:


Roberto Massafera (PSDB) participou na última semana de um debate promovido pela TV Assembleia sobre a matriz energética brasileira, meio ambiente e o setor sucroalcooleiro. Também participaram os deputados Zico Prado (PT) e Pedro Bigardi (PCdoB) e, como convidado, foi sabatinado o diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão de Souza.

Um dos temas mais aprofundados foi o aquecimento global e o potencial ambiental do etanol. O combustível produzido a partir da cana-de-açúcar é 90% menos poluente que a gasolina. Além disso, o álcool anidro misturado à gasolina substitui o chumbo tetraetila, composto altamente tóxico.

O diretor da Unica disse que um ônibus movido a etanol compensaria a poluição causada por 20 carros que não utilizam combustível limpo. Nesses ônibus, a redução da emissão de gases poluentes seria de 80% em relação ao ônibus convencional a diesel. Dois desses veículos já estão em fase de testes em São Paulo, onde 15 mil ônibus circulam diariamente no transporte urbano.

Segundo Massafera, dados de pesquisa da Faculdade de Medicina da USP na região metropolitana de São Paulo são preocupantes. Estimativas apontam que se todos os carros fossem movidos exclusivamente a gasolina haveria um crescimento de 400 mortes anuais causadas pela poluição, além de 25 mil internações hospitalares e um custo de R$ 140 milhões por ano em saúde pública.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp