Acidente fatal em pedágio


20/10/2011 11:45

Compartilhar:


Nesta terça-feira, 18/10, um acidente entre dois caminhões na praça de pedágio da rodovia Carvalho Pinto, em Caçapava, no interior de São Paulo, provocou a morte de um dos motoristas. A cancela do sistema Sem Parar não abriu para o caminhão que seguia na frente, apesar de o veículo possuir o sistema instalado. O caminhão que estava atrás reduziu a velocidade, mas não teria conseguido parar a tempo. O impacto fez com que a carga de tubos para gasoduto se soltasse, destruindo a cabine e provocando a morte do motorista instantaneamente.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB e autor de duas proposituras relacionadas a pedágios, a tragédia que se repete era quase anunciada. "Quem anda pelas rodovias paulistas sabe que esta é uma situação bem comum, eu mesmo já presenciei colisões provocadas por uma frenagem brusca nos pedágios", lembrou.

Neste ano, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 576/2011, que regulamenta o sistema de cobrança do pedágio eletrônico. Em 2009, o deputado também encaminhou um requerimento de informação à Secretaria de Estado dos Transportes pedindo mais detalhes sobre o sistema de cobrança de pedágio denominado Sem Parar/Via Fácil. Na época, Gilmaci já se preocupava com a segurança dos condutores nesse tipo de acontecimento. "Algo precisa ser feito, porque esses casos não vêm sendo tão isolados assim. Além disso, vidas humanas estão em questão", disse. (mlf)



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp