Da Tribuna


19/03/2012 19:00

Compartilhar:


CPTM



Luiz Claudio Marcolino (PT) denunciou a falta de investimento no transporte sobre trilhos, que envolve a CPTM e Metrô e que, segundo o deputado, é a causa dos problemas que ocorreram na semana passada. Ele lembrou de casos de falta de energia e panes que fizeram o transporte parar, prejudicando a população. De acordo com o parlamentar, não foram investidos os R$ 2 bilhões destinados à CPTM no orçamento de 2011. "Providências precisam ser tomadas, essas empresas têm desrespeitado a população," declarou. O parlamentar também defendeu a construção de novas linhas. (DV)



Uniesp



Carlos Giannazi (PSOL) falou das investigações sobre a União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp) na CPI do Ensino privado. O deputado criticou os representantes das universidades e contou que no ano passado entregou para o ministro Fernando Haddad um dossiê com diversas irregularidades cometidas pela entidade, como falta de depósito do INSS e não recolhimento do FGTS. Giannazi pediu que a investigação seja aprofundada e que o Ministério da Educação tome providências e não permita que universidades funcionem nessas circunstâncias. (DV)



Violência e álcool



Jooji Hato(PMDB) lamentou o falecimento de João Gabriel, menino de nove anos que foi baleado na última quinta feira no bairro Grajaú, em São Paulo, enquanto aguardava a perua escolar em um ponto de ônibus próximo de casa. "Essa notícia traz um sentimento de constrangimento, uma sensação de que esta Casa pode fazer muito mais pela população", declarou Hato. O deputado também se referiu à possível venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da copa e criticou tal atitude. Para o parlamentar, é preferível não sediar a copa do que se render às condições da Fifa. "Bebida alcoólica leva a cirrose e outras doenças". (DV)

Hospital Nardini

Donisete Braga (PT) destacou a emenda elaborada pela senadora Marta Suplicy que destina uma verba de R$ 5 milhões para reforma do hospital Nardini, na região de Mauá. "Isso mostra um grande reconhecimento a esse hospital que atende habitantes de Mauá e do grande ABC", disse. Braga ressaltou a importância de uma política de fortalecimento do SUS e de uma ação democrática na distribuição de recursos do Estado para os municípios. Para o deputado, também falta investimento na prevenção das drogas. (DV)



Segurança pública



Olimpio Gomes(PDT) comentou o assassinato do ex-secretário de defesa e convivência social do Guarujá, Ricardo Joaquim de Oliveira, no dia 8/3. Segundo o deputado, Oliveira estava em uma reunião do Partido da Pátria Livre (PPL) quando dois indivíduos chegaram de moto e efetuaram cerca de cinco disparos. Gomes participou de duas mobilizações, realizadas pela população da região, para pedir segurança às autoridades públicas. O parlamentar declarou que discurso não faz segurança pública e alegou que os criminosos precisam sentir o peso do Estado, o que não está acontecendo. (DV)



Licitações



Orlando Morando (PSDB) falou sobre a Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema esse ano Fraternidade e Saúde. Segundo o parlamentar, a corrupção atrapalha muitas iniciativas de melhorar a saúde pública. O deputado comentou reportagem especial exibida pelo Fantástico no domingo, 19/3. A reportagem mostra como funciona um esquema para fraudar licitações na saúde pública, feito entre empresas fornecedoras e funcionários públicos. "A imprensa cumpriu seu papel de denunciar. Não podemos continuar convivendo com essa realidade", finalizou. (DA)

Segurança pública

Olimpio Gomes (PDT) citou o caso da morte de um torcedor do Guarani, após uma briga com torcedores da Ponte Preta. "Isso é uma vergonha. Na verdade existem bandidos infiltrados nas torcidas", disse. O deputado defendeu a discussão da estrutura de segurança para a população durante a Copa do mundo de 2014. Também apoiou a votação da PEC 300. "Todos os partidos têm obrigação moral de votar o piso nacional para os servidores de segurança pública", completou. (DA)

alesp