Assembléia fará audiência sobre mudanças no atendimento do HC


12/02/2004 17:29

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa aprovou proposta do deputado Fausto Figueira (PT) para a realização de audiência pública em que se discutirão as mudanças no atendimento anunciadas pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

O HC pretende eliminar o atendimento de casos simples, restringindo as consultas a pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde de São Paulo ou com referência de outros hospitais. As mudanças estão previstas para este mês. O mesmo tipo de alteração está sendo discutida pela administração do HC de Campinas, administrado pela Unicamp.

Ainda não foi definida a data da audiência, mas ela deverá ocorrer em 9 ou 16 de março. A Comissão de Saúde convidará representantes da superintendência dos HCs de São Paulo e de Campinas, das secretarias de Saúde dos dois municípios, da Secretaria de Saúde estadual e do Conselho Estadual de Saúde. A intenção é cobrar do Estado o comprometimento com essas mudanças, por meio de ajuda financeira para reforçar o atendimento básico, equipar as unidades, garantir médicos e viabilizar transferências. Os hospitais são subordinados à secretaria estadual e pretendem seguir os princípios de hierarquização e regionalização do SUS.

Vinculado à Faculdade de Medicina da USP, o HC é o maior hospital da América Latina e realiza 1,5 milhão de atendimentos ambulatoriais por ano. Com as mudanças propostas, os pacientes não poderão marcar suas consultas por telefone. No futuro haverá uma linha telefônica para que os postos de saúde façam o agendamento. Atualmente, segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo em 5/2, cerca de 20 mil ligações diárias, de pessoas em busca de consulta, sobrecarregam as linhas do hospital.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp