Uso de software livre na administração pública


20/02/2008 16:45

Compartilhar:


Entre os milhares de participantes do Campus Party " o maior encontro de comunidades da internet do mundo, que aconteceu em fevereiro em São Paulo ", representantes do deputado Simão Pedro (PT) estiveram presentes para debater, principalmente, a questão do uso do software livre.

Simão Pedro é autor de Projeto de lei 404/2003, que torna obrigatório o uso de programas de código aberto de computadores da administração pública do Estado. Pela proposta, a administração pública passaria a adotar exclusivamente o software livre, cuja licença não restringe sua livre distribuição, utilização e alteração de características originais.

O projeto, aprovado pelas comissões na Assembléia Legislativa, está pronto para ser votado pelos deputados. Aguarda apenas entrar na Ordem do Dia.

Jovens da Comunidade Ativa no Desenvolvimento Sócio-Cultural Educacional (Cadesc), que participam das atividades do Campus Party, também auxiliaram na divulgação do projeto do deputado Simão Pedro sobre o software livre. Eles também divulgaram outro importante projeto de autoria dos deputados federais Paulo Teixeira (PT/SP) e Jorge Bittar (PT/RJ), que trata da disposição de financiamento público para a garantia de recursos para o software livre.



spedro@al.sp.gov.br

alesp