Freire desfaz boato sobre fim da aliança entre PPS e PTB


10/08/2001 15:03

Compartilhar:


O senador Roberto Freire (PE), presidente nacional do Partido Popular Socialista, admite divergências dentro do partido em relação à aliança com o Partido Trabalhista Brasileiro. Mas em sua vinda a São Paulo nesta quinta-feira, 9/8, para se encontrar com o vice-presidente da Executiva Nacional do PTB, deputado Campos Machado, o senador ratificou que os dois partidos caminharão juntos na candidatura Ciro Gomes a presidente da República. Freire admitiu também a possibilidade de o PPS apoiar Geraldo Alckmin à reeleição em São Paulo, dada a sustentação que o deputado Campos Machado garante ao governador.

Freire disse que a visita às lideranças do PTB, "sem dúvida, é uma demonstração que sinaliza concretamente uma parceria para a construção de um projeto de desenvolvimento nacional que tenha como candidato Ciro Gomes. É importante, ressaltou, um encontro como este porque vamos enfrentar uma batalha muito dura, na qual não vão faltar, em alguns momentos, tentativas de desestabilizar a aliança. Pode haver divergências, mas não será permitido que se coloque uma cunha, aprofundando essas diferenças. Precisamos ter a capacidade de dialogar. Esta visita ao deputado Campos Machado expressa que essa aliança é para construir uma alternativa Ciro Gomes a presidente da República.

Segundo o senador, o PTB é o partido que mais cresceu no Estado, e talvez no país, pelo processo eleitoral. O número de parlamentares que o PTB aqui elegeu o coloca como ótimo partido em São Paulo. Junto ao crescimento do PPS, ambos somam forças para a candidatura Ciro no Estado. São Paulo é o principal colégio eleitoral, o maior Estado da Federação, e qualquer candidatura que não tenha uma presença significativa por aqui enfrentará dificuldade de se firmar nas eleições.

Sobre o deputado Campos Machado, Freire acredita que ele exerce um papel muito importante junto ao governador Geraldo Alckmin. Machado é um dos sustentáculos da aliança PTB-PSDB. Algo tão expressivo que tem criado problemas dentro do PPS. Ao mesmo tempo, gera dentro do PPS, por conta de nossa aliança com o PTB, uma tendência de levar o partido a marchar junto com Geraldo Alckmin. Mas não há nada definido.

Os ataques a Ciro significam que o candidato incomoda o Planalto?

Ninguém chuta cachorro morto. As agressões a Ciro por parte do governo e do presidente de República me parecem que é algo que demonstra preocupação com o que eles consideram ser o adversário mais difícil na sucessão presidencial. Por outro lado, os elogios que fazem a Lula mostram que o candidato do PT é o melhor concorrente do Planalto. É a mesma coisa que dizer que o melhor adversário de qualquer candidato em São Paulo é o Paulo Maluf, porque é o mais fácil de ser derrotado.

(Mais informações, ligue para o gabinete da Liderança do PTB- 3886-6460/6461)

alesp