Cadeia Feminina de Votorantim


04/04/2003 18:43

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Na quinta-feira, 3/4, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) verificou pessoalmente a situação enfrentada pelas presas, pelos funcionários e pelos dirigentes da Cadeia Feminina de Votorantim. O parlamentar foi recebido pelo delegado Abel Leopoldo Martin de Oliveira e pelo diretor da cadeia, Eliel Vieira Santos, que confirmaram que a prisão abriga hoje aproximadamente 150 presas, sendo que sua capacidade é para apenas 48.

Essa é a única cadeia feminina da Seccional, que abrange 19 municípios. "O problema de superlotação seria amenizado se 70 presas condenadas fossem transferidas para um presídio feminino", disse Abel Leopoldo, acrescentando que as presas são guardadas por uma carcereira no período noturno e três durante o dia.

Na vistoria do prédio, Hamilton Pereira também constatou problemas na fiação elétrica e no sistema hidráulico, além da falta de segurança. No início da semana, o parlamentar encaminhou um requerimento ao secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, cobrando diversas informações sobre essa unidade prisional. O deputado também se comprometeu a levar a discussão para o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

alesp