Entidades de direitos humanos querem afastamento do capitão Ubirajara


14/04/2003 19:22

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Renato Simões (PT) recebe nesta terça-feira, 15/4, às 14h, no Plenário D. Pedro I da Assembléia Legislativa de São Paulo, representantes de entidades de defesa dos direitos humanos contrárias à permanência do delegado Aparecido Laertes Calandra, conhecido como capitão Ubirajara, em cargo de confiança do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo. Essas entidades acusam o policial de comandar interrogatórios no DOI-Codi paulista,.durante a ditadura militar.

Segundo o deputado, as entidades devem definir um cronograma de ações para pressionar o governo estadual a afastar de qualquer cargo de confiança acusados de prática de tortura. Entre as iniciativas, deverá estar a solicitação de audiência com o governador Geraldo Alckmin para discutir o afastamento do delegado do cargo. Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, Simões citou as acusações de tortura apontadas por presos políticos que passaram pelas mãos do capitão Ubirajara e disse que a sua nomeação desabona o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e o governador Geraldo Alckmin.

"Depois de prestar bons serviços para a Ditadura Militar o capitão pode agora grampear a sociedade de São Paulo", criticou o deputado. Entre as entidades que participarão do encontro estão a Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Grupo Tortura Nunca Mais, a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticosm, a Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura, o Movimento Nacional de Direitos Humanos e o Centro de Justiça Global.

alesp