Lixo sanitário é tema de debate


09/09/2011 10:58

Compartilhar:


A Frente Parlamentar contra a Implantação do Aterro Sanitário em Mogi das Cruzes realiza, no dia 19/9, a partir das 18h30, seminário para debater as questões sobre a destinação final do lixo. O tema central do seminário é "Lixo: qual a solução?". O evento será realizado na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no auditório ao lado da biblioteca, localizado na avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200, no Centro Cívico de Mogi das Cruzes, e contará com as presenças de empresários e profissionais que vão apresentar alternativas a implantação do aterro na cidade.

A expectativa é de que o evento consiga reunir mais de 200 pessoas, que poderão assistir a palestras sobre novas formas para destinação de lixo, que não prejudicam o meio ambiente.

O coordenador da Frente Parlamentar contra o Aterro Sanitário, deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), ressalta a importância deste evento. "Somos contra a implantação de um aterro em Mogi, mas temos que conhecer e verificar quais são as alternativas para a destinação final do lixo e aquelas que podem ser implantadas no Alto Tietê. Esta, aliás, é uma questão urgente em nossa região, após a explosão ao aterro da Pajoan, em Itaquaquecetuba, onde é enviado o lixo recolhido do município", ressalta.

Após a abertura oficial, o primeiro tema a ser debatido será: Captação de Gás de Aterro para Geração de Energia, que terá como palestrante Douglas Ramponi, engenheiro ambiental da Biogás Ambiental. Em seguida, a palestra de Alceu Segamarchi Jr, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), abordará o assunto Gaseificação por Plasma de Resíduos Sólidos.

Às 20 horas, o engenheiro civil Élio Cepollina Júnior, da construtora Soebe, falará sobre Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) com Reaproveitamento em Pavimentação. Após o término desta palestra, será a vez de Ana Carolina Veredas, engenheira química da Extoll Tecnologia Aplicada, que falará sobre Processo de Autoclave com aproveitamento de 100% dos resíduos sólidos.

Após um pequeno café, a última palestra vai abordar o tema Política Nacional de Resíduos Sólidos " Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que terá como palestrante Nabil Bonduki, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

O seminário está previsto para encerrar às 22h e contará com a presença de deputados da Frente Parlamentar contra a Implantação do Aterro e seus assessores.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp