Frente parlamentar investiga o universo das drogas


10/08/2011 10:32

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa quer um retrato da situação do crack e outras drogas nos municípios paulistas. Para tanto, as 645 prefeituras receberam, e já estão respondendo, um questionário sobre o tema. A iniciativa é dos deputados da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, coordenada por Donisete Braga (PT).

Segundo o deputado, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por telefone, apontou que o crack já atinge 83 % dos municípios paulistas. "A situação se agrava a cada dia, as drogas já estão até na zona rural. O objetivo é mostrar que os municípios precisam de ajuda financeira dos governos federal e estadual para o enfrentamento. Vamos levar o diagnóstico para a Comissão de Finanças e Orçamento, que decidirá sobre os investimentos em 2012", explicou.

Todos os 28 deputados da Frente, segundo o coordenador, estão se empenhando, em suas bases, para que os prefeitos respondam o questionário. Mais de 150 já enviaram respostas, inclusive o da capital, que abriga a cracolândia, com cerca de 400 dependentes químicos.

O questionário elaborado pelos deputados da Frente, busca saber qual é o número de dependentes químicos do crack e outras drogas, se há leitos do SUS para os dependentes, faixa etária deles, índice de reincidência nos tratamentos, se recebem ou não recursos públicos, além do tamanho da verba para um programa local, entre outras questões.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp