Programa de Auto-Emprego pode ser implantado em Mogi


11/07/2000 15:16

Compartilhar:


Junji tenta emplacar no município o Programa de Auto-Emprego, que

está há três anos criando empregos e gerando renda em todo o Estado

O deputado estadual Junji Abe (PSDB) está solicitando a implantação do Programa de Auto-Emprego (PAE), em Mogi das Cruzes. Solicitação neste sentido foi encaminhada pelo governador Mário Covas (PSDB) para a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O secretário Walter Barelli recebeu o pedido do parlamentar e enviará a proposta aos órgãos competentes para estudar a viabilização do programa no município.

O parlamentar lembra que o objetivo do Programa é mostrar às pessoas a viabilidade de se trabalhar como autônomo, microempresário, em cooperativas ou mesmo no setor informal. "E o PAE, em três anos, não só tem contribuído para a geração de emprego e renda como também para o desenvolvimento da cidadania e para o resgate da auto-estima dos trabalhadores desempregados que participam do Programa", salienta Junji.

"A existência deste benefício em Mogi das Cruzes irá, com toda a certeza, promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades carentes, com a geração de micros e pequenos empreendimentos, retirando centenas de pessoas da informalidade", justifica Junji.

Programa. Junji informa que o PAE foi desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho a partir de um projeto original da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). "A metodologia empregada pelo Programa também é utilizada em vários países da América Latina, África do Sul e Leste Europeu no combate ao desemprego", diz Junji.

Em três anos de existência do PAE, cerca de 10 mil pessoas participaram dos cursos em 84 municípios do Estado e foram formados mais de 300 empreendimentos comunitários além de várias iniciativas individuais.

Aproximadamente 2.000 postos de trabalho foram gerados. Só na região metropolitana de São Paulo, 527 pessoas trabalham nos empreendimentos criados a partir do Programa.

O PAE constatou que as mulheres representam 67% das pessoas que passam pelo Programa e também são as responsáveis pela formação das empresas. "São donas de casa e trabalhadoras desempregadas que vêem no Programa a possibilidade de contribuir com o orçamento doméstico, conciliando o trabalho com os cuidados da casa e dos filhos", afirma Junji.

O Programa de Auto-Emprego já está consolidado como uma alternativa viável para a geração de renda para a população excluída. No total foram realizados 51 eventos de capacitação em todo o Estado. E até o final deste ano mais 22 eventos serão realizados, com estimativa de que mais 7.000 pessoas sejam capacitadas e habilitadas para se tornarem empreendedoras.

A metodologia da Capacitação Massiva utilizada pelo Programa de Auto-Emprego possui quatro aspectos básicos: é voltada para a população de baixa renda, atende várias pessoas ao mesmo tempo, tem um custo baixo e resultados rápidos.

A metodologia é utilizada há mais de duas décadas na América Latina pelo - IICA, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A metodologia é caracterizada pela participação das pessoas no processo organizacional, ou seja, os beneficiários desempenham, de forma democrática, as funções empresariais de planificar, dirigir e usufruir de todos os resultados de forma coletiva.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp