Notas de Plenário


27/06/2005 18:44

Compartilhar:


Chacina

Conte Lopes (PP) comentou chacina ocorrida no Tremembé, zona norte de São Paulo, próxima de um bar, em que 5 pessoas foram mortas. "Isso demonstra a periculosidade dos bandidos. Eles matam a qualquer hora do dia ou da noite. É o símbolo da impunidade, pois os bandidos não sentem o peso da lei", indignou-se. Para Conte, dentro da prisão o direito dos criminosos é o mesmo do cidadão de bem: acesso a televisão, a visitas íntimas, a celulares, através dos quais controlam o crime mesmo atrás das grades. Segundo ele, bandidos não têm medo de nada, porque podem fazer o que bem entendem. As testemunhas depõem às escondidas, pois têm medo de comparecer ao tribunal. Isso contribui com a sensação de impunidade.

Contradições na educação

"Estou muito preocupado com a situação dos alunos do Ensino Médio do Estado e do Brasil. Temos duas leituras muito contraditórias.", disse o deputado Milton Flávio (PSDB). O parlamentar apresentou o resultado do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) aplicado em 2004, que, segundo ele, apresenta melhora nos índices de aproveitamento dos alunos. "A capacitação de docentes resultou em uma melhora na avaliação do desempenho dos professores, segundo os alunos". Por outro lado, Milton Flávio apresentou dados que mostram que 60% das crianças que não têm luz elétrica em casa possuem nível de leitura insuficiente ou abaixo de insuficiente. Crianças cujos pais não possuem escolaridade também têm níveis de escolaridade ruins.

OAB no combate à corrupção

Segundo o deputado José Bittencourt (PTB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem se preocupado no combate aos desmandos da gestão pública, o que leva o deputado a pensar no comportamento do gestor público, que deveria estar centrado na ética e na imparcialidade. Uma das prioridades da OAB é a apuração de todas as denúncias, usando termos regimentais, instrumentos constitucionais da busca da verdade. "Corrupção não é coisa do Brasil. Ela existe nas maiores nações do mundo". Além disso, segundo Bittencourt, é preciso preservar as instituições brasileiras democráticas, deve haver governabilidade e deve haver a viabilização de uma reforma política profunda para atingir o problema da corrupção.

Benefícios para o Grande ABC

O deputado Orlando Morando (PL) comemorou a autorização das obras para duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá. "Recebemos no Consórcio Intermunicipal do grande ABC o secretário de transportes, Dario Rais Lopes, que assinou a ordem de serviço para duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá. A acertada decisão do governador Geraldo Alckmin dará contribuição ao escoamento da produção do Grande ABC". Orlando Morando comentou também o espetáculo que assistiu na ultima sexta-feira, na Sala São Paulo. "Recebi o convite de José Auricchio, prefeito de São Caetano do Sul, e assisti a belíssima apresentação da Orquestra Filarmônica de São Caetano", disse o parlamentar que acredita que a Orquestra é um modo de democratizar a cultura da cidade.

Câncer de próstata

Influenciado por uma matéria transmitida nesta segunda-feira pela rádio CBN, o deputado José Dílson (PDT) fez um apelo ao governo do estado para divulgar a conscientização do câncer de próstata, que acomete a maioria dos homens com mais de 45 anos, e que só perde em número de mortes para o câncer de pulmão. A doença não apresenta sintomas na fase inicial, quando ainda pode ser curada, e para diagnosticá-la, há o exame de toque e o de sangue. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 400 mil pessoas com mais de 45 anos têm a doença e não sabem. Só no Estado de São Paulo, chegam a ser 16 mil casos. "É preciso que os homens se habituem a procurar um médico. Há falta de recursos também. Muitos pacientes devem deslocar-se de cidade ou estado para receber atendimento especializado, além da resistência da população de procurar um médico".

Câncer de próstata 2

"Ficamos satisfeitos com o discurso do deputado José Dílson. Os homens devem mesmo se submeter aos exames contra o câncer de próstata. É importante ressaltar que o exame de sangue e de toque retal são complementares, não se substituem", disse o deputado Milton Flávio (PSDB). São Paulo é o único estado que tem o direito ao exame garantido pela Lei 9.824/1997, de autoria do deputado, que instituiu a obrigatoriedade da realização de exames de prevenção do câncer de próstata nos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual, bem como naqueles subvencionados pelo estado. "Fico muito feliz pois trabalhamos para que leis que criam novas condições para a saúde brasileira sejam aprovadas."

Drogas

Milton Flávio (PSDB) disse ter lido pela manhã um artigo escrito pelo psiquiatra Jairo Bouer, na Folha de S. Paulo, sobre sexo e drogas na escola. "Esse tipo de estudo deveria ser feito nas escolas paulistas", argumentou. Em novembro de 1997 foi aprovada uma lei que permitia um programa estadual de prevenção e combate às drogas e entorpecentes. Para Milton Flávio, os deputados passam por uma situação desagradável em que a população pensa que eles só pensam em interesses pessoais, mas eles se preocupam com o bem da população. "A lei está pronta para ser aplicada. É preciso disponibilizar informações para a juventude, e proporcionar conhecimento dos riscos ao experimentar uma droga."

alesp