Laço Branco une homens e mulheres contra a violência


03/12/2009 18:09

Compartilhar:


Com objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o combate à violência contra as mulheres, homens e mulheres realizam nesta sexta-feira, 4/12, às 12h, uma caminhada no Centro de Santos alusiva à Campanha Brasileira do Laço Branco. O trajeto tem início na praça Mauá e finda na praça José Bonifácio. Os deputados estaduais pelo PT, Fausto Figueira e Maria Lúcia Prandi, e a vereadora Cassandra Maroni Nunes, também do PT, já confirmaram presença.

A campanha existe desde 2001 no Brasil e é desenvolvida em consonância com as ações dos movimentos de mulheres e representações sociais que buscam promover a igualdade de gênero, a partir de ações em saúde, educação, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

No dia 6 de dezembro de 1989, o jovem Marc Lepine, 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, e ordenou que os homens se retirassem, permanecendo somente as mulheres. Após gritar "você são todas feministas?", começou a atirar e assassinou 14 mulheres à queima roupa e, em seguida, suicidou-se. Uma carta deixada pelo jovem afirmava que ele havia feito aquilo por não suportar a idéia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente dirigido aos homens.

O crime mobilizou a opinião pública e gerou um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e as suas consequências, como a violência contra a mulher. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para difundir a idéia de que existem homens que repudiam essa atitude, elegendo o laço branco como símbolo do movimento.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp