Frente Parlamentar da Qualificação Profissional


16/09/2011 10:26

Compartilhar:


A Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional será lançada no próximo dia 26/9, às 9h, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela tem como objetivo promover debates e audiências públicas junto a representantes dos governos (estadual, municipal e federal), entidades educacionais e empresariais e sindicatos de trabalhadores.

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), um dos coordenadores da frente, ao lado da deputada Ana do Carmo e do deputado Carlos Grana, também petistas, destaca a estagnação econômica e a hiperinflação dos anos 1980 e 1990 como responsáveis pela não qualificação de mão de obra no país, sobretudo em são Paulo, quando muitos foram para informalidade.

"Período em que na educação básica foi reduzida ainda mais a eficácia dos programas de formação e qualificação profissional, penalizando sobretudo os jovens com idade para ingressar no mercado de trabalho", disse Marcolino, para quem os reflexos disso estão sendo sentidos agora, num momento em que o país apresenta alto índice de crescimento. A discussão do tema, que tem o apoio da liderança do PT, visa a criação de um Plano Estadual de Qualificação Profissional. (jr)

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp