Projeto de Demarchi cria programa de incentivo à avicultura


08/06/2000 18:40

Compartilhar:


O deputado Aldo Demarchi (PPB) apresentou, no último dia 06, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Incentivo e Recuperação da Avicultura no Estado de São Paulo com a finalidade de proporcionar aos setores da cadeia de produção avícola, condições para o incremento, manutenção e expansão de suas atividades.

Aldo Demarchi, que é também relator do grupo temático Agricultura e Agronegócios do Fórum São Paulo Século XXI, afirmou que "a iniciativa pretende estimular a produção das matérias-primas utilizadas na avicultura, como o milho, o sorgo e o milheto." O programa tem ainda o objetivo de estimular o transporte fluvial de matérias primas, oriundas de outros Estados produtores de milho e soja, para baratear a produção.

O projeto cria linhas de crédito para capital de giro a custos compatíveis com a atividade e outros mecanismos de financiamento que viabilizarão aos produtores avícolas a importação do milho - de fundamental importância para o setor - bem como condições para estoque de frangos abatidos a fim de manter um fluxo mais constante entre a produção e o consumo.

Segundo o deputado, a Nossa Caixa Nosso Banco deverá ser a instituição responsável pelo repasse dos recursos do BNDES para a implantação de projetos de modernização das indústrias avícolas.

"A avicultura paulista, dentro do critério agropecuário, está perdendo sua posição e representatividade em termos de produção. No início da atividade, São Paulo se destacou como o Estado de maior convergência de empresas e produtores avícolas. Atualmente, o setor está passando por um momento de crise em razão de diversos fatores, entre eles, a concorrência desleal praticada por grandes indústrias de outros Estados, em especial as da região sul do país, que pretendem ocupar espaço no mercado consumidor paulista. Os efeitos deste processo resultam numa redução do ritmo de atividade, no fechamento de diversas indústrias avícolas e, em conseqüência, a demissão da mão-de-obra utilizada. Daí a necessidade de se instituir, com a devida urgência, um programa de incentivo e recuperação da avicultura no Estado", justifica Demarchi.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Aldo Demarchi - 3886-6490/ 3886-6491)

alesp