Frente vai defender e debater a ampliação do ensino técnico no Estado


18/02/2008 16:39

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), será lançada, no próximo dia 20/2, às 14h, no auditório Franco Montoro, a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Técnicas e Faculdades Tecnológicas.

A Frente visa colocar em discussão a educação profissional e tecnológica pública no Estado e debater com a sociedade as prioridades que o Estado deve ter para a oferta deste tipo de ensino.

"A criação da Frente é a nossa contribuição na defesa de um sistema público de ensino e seu constante aprimoramento. O Orçamento do Estado para 2008 traz uma redução de R$ 7,5 milhões para o ensino técnico. Com a ampliação das unidades e a criação de novas escolas essa redução pode significar o comprometimento da qualidade de ensino atual das escolas técnicas", enfatiza o deputado Simão Pedro.

Totalizam hoje no Estado de São Paulo 33 Fatecs (Faculdade de Tecnologia) e 138 Etes (Escola Técnica Estadual) e os pedidos de novas unidades continuam. A demanda e o resultado das avaliações de desempenho vêm demonstrando que: primeiro, a qualidade ainda permanece nas escolas técnicas; segundo, o ensino profissionalizante tem sido uma opção (ainda que com vagas reduzidas) para o ensino médio que acaba não formando, do ponto de vista geral, e não preparando o aluno para o vestibular. E terceiro, acaba atendendo setores econômicos que necessitam de trabalhadores com habilitação qualificada.

Já confirmaram presença representantes do MEC e da Unesp.

spedro@al.sp.gov.br

alesp