Fiscalização e Controle convoca responsáveis por diferentes órgãos do Estado


13/05/2003 20:06

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Comissão de Fiscalização e Controle aprovou nesta terça-feira, 13/5, sob a presidência do deputado Ítalo Cardoso (PT), sugestão do deputado Edmir Chedid (PFL) de convocar alguns responsáveis por órgãos do Estado que apresentaram irregularidades em despesas e contratos financeiros.

Segundo Chedid, a Sabesp realizou contratos sem especificação com escritórios de advocacia da ordem de 50 milhões de reais. "Solicito a convocação de seu presidente, Mauro Arce, que também é responsável por mais de uma secretaria de Estado. Deve ser muito competente e saberá explicar o que houve."

Nagashi Furukawa, secretário estadual de Administração Penitenciária, também será convocado para esclarecer o porquê de os contratos de obras desta Secretaria serem licitados sempre em caráter emergencial e restritos a três empreiteiras.

Outro convocado é o ex-diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, John Neschling, que, segundo o deputado, detinha um salário alto (por volta de 40 mil reais) e está sob suspeita de venda de cd's do trabalho da orquestra sem o repasse do dinheiro ao Estado. O atual e o ex-diretor da Nossa Caixa Nosso Banco também estão convocados pela Comissão para prestar esclarecimentos sobre os rumos do banco.

A Comissão ainda aprovou o envio de requerimento, do deputado Geraldo Vinholi (PDT), à Agência Reguladora de Transportes para que forneça o cronograma de obras das rodovias do Estado. Um dos casos de irregularidade, apontado pelo deputado Roberto Morais (PPS), foi o da Colinas, concessionária da Rodovia do Açúcar, que cobra pedágio sem ter concluído a duplicação da estrada.

O presidente Ítalo Cardoso apontou duas proposituras de interesse da comissão e que serão apreciados com prioridade. Trata-se do projeto, de autoria do ex-deputado Jilmar Tatto (PT), que reestrutura essa Comissão, de forma que possa apreciar processos da administração direta e de fundações, e do projeto de resolução que altera artigo do Regimento Interno da Assembléia, no que se refere à tramitação de projetos que chegam ao Legislativo.

alesp