Homenagem à associação de ikebana


02/05/2005 09:53

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ikebana 017.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ikebana 003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ikebana 012.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Romeu Tuma (PMDB) presidiu a solenidade de abertura da exposição que comemorou os 20 anos da Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, no dia 26/4, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa.

"Mesmo com uma origem que remonta a centenas de anos passados, o ikebana [arte dos arranjos florais] mantém-se como elemento essencial no universo artístico contemporâneo", afirmou o parlamentar. Tuma lembrou que um dos fatores que propiciaram o desenvolvimento do ikebana foi "a importância e a admiração que o povo japonês dedica à natureza".

A inauguração da exposição contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Hitohiro Ishida; do grão-mestre Sen´Ei Ikenobo; do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Kokei Uehara; da presidente da Associação Ikenobo, Emília Tanaka; de Frei Alésio, Erinsson Thompson de Lima, da Associação Ikebana do Brasil; e do vereador Aurélio Nomura.

"O ikebana guarda uma relação direta com esta Casa legislativa. As pessoas têm de colocar o sentimento nessa arte, e esse sentimento deve ser interpretado por quem vê. Da mesma forma, os deputados devem interpretar o sentimento da sociedade ao legislar", disse Tuma.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp