Frente Parlamentar de Combate às Hepatites Virais


09/10/2008 18:49

Compartilhar:


Segundo a Organização Mundial da Saúde, dois importantes vírus, os das hepatites B e C, já contaminaram quinhentos e cinqüenta milhões de pessoas no mundo. Esses dados mostram o tamanho da epidemia desses vírus. Sensibilizado com esses dados, o deputado Fernando Capez (PSDB) criou a Frente Parlamentar de Conscientização e Combate às Hepatites Virais. O ato de criação foi publicado no dia 2/10, no Diário Oficial do Poder Legislativo. A frente visa alertar as pessoas sobre a grande quantidade de brasileiros infectados com as hepatites B e C.

Uma em cada doze pessoas no mundo está infectada com uma dessas duas doenças. Somente no Brasil, existem 2 milhões de contaminados com a hepatite B e entre 3 e 4 milhões com a C, e, em muitos casos, essas pessoas não sabem que estão com a doença, pois não há sintomas aparentes.

A iniciativa de Capez foi apoiada por diversos parlamentares. "É importante a realização de um trabalho que encontre rapidamente os brasileiros que estão infectados, pois pelo menos seiscentas mil vidas seriam salvas de evoluir para a falência hepática e conseqüentemente a morte", afirma Capez.

Constata-se ser importante a realização do teste de detecção do vírus nos seguintes casos: se a pessoa recebeu transfusão de sangue antes de 1993; se usou drogas injetáveis ou inaladas, inclusive só uma vez, em qualquer época da vida; se as transaminases estão elevadas; se alguém da família está infectado com alguma das hepatites; se já fez hemodiálise, é hemofílico ou HIV positivo; se nos últimos 12 meses teve vários parceiros sexuais; se tem alguma doença sexualmente transmissível; se possui alguma tatuagem ou usa piercing; se recebeu qualquer tipo de transplante de órgãos ou tecidos.

Esse teste é simples, barato e não é preciso estar em jejum, é coberto por todos os planos de saúde e pode ser realizado também nos hospitais públicos, nos Centros de Testagem e Acompanhamento (CTA) e em alguns postos de saúde.

alesp