Mais clareza na cobrança de impostos


23/02/2012 16:23

Compartilhar:


Nos últimos dias, o jornal Diário do Comércio publicou o texto intitulado "Ligeiro, Leão já abocanha R$ 200 bi". Segundo a matéria, o valor foi arrecadado nove dias antes da data em que arrecadou esse valor em 2011. Os valores são registrados pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), um painel eletrônico que mede, em tempo real, a arrecadação de tributos pela União, além de estados e municípios.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, os números impressionam. "São valores vultosos e por isso assustam, mas o que impressiona mesmo é a falta de conhecimento da população, que desconhece quais são esses tributos e para onde são destinados", disse.

De acordo com Gilmaci Santos, falta transparência em relação ao consumidor quando se trata de tributos sobre as mercadorias. "São muitos os impostos embutidos no preço final de um produto, por isso quase nunca sabemos qual o seu verdadeiro valor", disse. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 360/2011, que torna obrigatória a exibição clara do valor dos tributos, cuja incidência influi na formação do preço de venda da mercadoria ou serviço, em todo documento fiscal emitido ao consumidor.

De acordo com dados do Impostômetro, com o dinheiro arrecadado seria possível comprar mais de 160 mil notebooks, cestas básicas para toda a população durante 623 meses, além de 5,6 mil casas populares. A ferramenta também tem chamado a atenção da imprensa internacional e inspira outros medidores, como o Jurômetro, que procura conscientizar a sociedade sobre a cobrança exagerada de juros.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp