Estagiários pedem melhor remuneração


27/10/2005 19:12

Compartilhar:

Presidente Rodrigo Garcia (ao microfone) diz que irá levantar o tema no próximo encontro do Colégio de Líderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/estagiariosmesa116mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valdomiro Lopes, Edson Ferrarini, Rodrigo Garcia, Luís Daniel e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/estagiariosmesa078mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estagiários do Ministério Público do Estado de São Paulo estiveram presentes no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/estagiariospubl90mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estagiários do Ministério Público do Estado de São Paulo estiveram presentes no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira, 27/10, para solicitar a votação do Projeto de Lei Complementar 120/1995, do Ministério Público, que altera lei sobre estágios. Os estagiários pleiteiam um aumento do bolsa-auxílio, cujo valor atual é de R$ 44, 47. Um representante dos estudantes alegou que, devido a essa remuneração, o estágio se torna elitista, uma vez que só exercem a função aqueles que podem pagar para trabalhar. "Grande parte dos promotores passaram por essa experiência, se formaram pelo Ministério Público. E a maioria de nós quer seguir carreira, mas como esse salário, é um desestímulo, muitos se sentem desvalorizados".

O presidente da Escola Superior do Ministério Público, Luís Daniel, fez questão de presenciar a reunião, pois disse conviver com os estagiários há 25 anos. "Provavelmente não estarei mais na direção da escola quando o projeto virar lei. Mas terei a oportunidade de me perenizar. Um dia o estagiário receberá um salário mais digno e eu fiz minha parte para que isso fosse realidade", declarou.

O deputado Valdomiro Lopes (PSB), contou que sua esposa é advogada, e passou pelo mesmo processo. Por isso, ele considera o pleito meritório, e em nome de seu partido, disse que apóia a ação. "O presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, quando assumiu o cargo, prometeu uma nova dinâmica aos trabalhos da Casa. Isso vai ajudar o jovem trabalhador do Brasil".

O presidente Rodrigo Garcia (PFL), presente ao encontro, explicou que outros projetos, criados por outros poderes, também tramitam na Casa por anos, e que isso não é privilégio nem penalidade para o Ministério Público. "No próximo encontro do Colégio de Líderes levantarei o tema e irei traduzir o que ocorreu nessa reunião, para que eles se atentem ao projeto". O presidente comentou que só é possível aprovar um projeto que possa ser executado, e que isso gera despesas adicionais. "Esse é um momento oportuno, pois estamos discutindo o Orçamento do Estado, adiantou".

Fizeram parte da reunião os deputados Edmir Chedid (PFL), Said Mourad (PSC), Edson Ferrarini (PTB) e os promotores públicos Maria Amélia, Paulo Peixoto e Mauro Saugo.

alesp