Brotas, a capital do ecoturismo


30/07/2008 19:02

Compartilhar:

Mountain bike na Trilha do Martelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Brotas mountain bike na Trilha do Martelo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/mapa_brotas_p.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafting em Brotas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Brotas Rafting em Brotas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira do Astor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Brotas Cachoeira do Astor.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rapel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Brotas rapel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arvorismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Brotas Arvorismo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro de estudos do universo - Planetário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Brotas centro de estudos do universo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ar puro, vegetação preservada e a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. Esportes radicais e rurais para todos os gostos. Tudo isso há em Brotas, cidade localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 242 km da capital.

Há diversas hipóteses para o nome da cidade: a presença de brotos (nascentes) de água e a considerada mais provável, a devoção à de Nossa Senhora das Brotas de Francisca Ribeiro dos Reis, descendente de portugueses católicos, que teria mandado erguer uma capela. A cidade surgiu em 1839 em torno dessa capela que ficava em entroncamento de trilhas que partiam em direção a Minas Gerais, tanto é que as primeiras famílias a se fixarem na região vieram de lá. Vinte anos depois, em 22 de agosto, a povoação tornou-se município.

Na década de 20 sua economia era dependente do café, e essa cultura, ao entrar em crise, levou estagnação à cidade. Restam desta época diversos casarões históricos, principalmente em fazendas. O renascimento deu-se a partir de 1980, com a cultura da cana e o desenvolvimento da agropecuária. Brotas é ainda destaque na produção de destilados e de varas de pesca.



Turismo

O relevo da região, na formação das Cuestas Basálticas; alterna trechos suaves com escarpados. A mata nativa está bem mantida, permitindo a conservação de sua biodiversidade e a formação de diversas nascentes e rios.

A partir de 1980 Brotas começou a se preocupar com a preservação do rio Jacaré-Pepira, que corta a cidade e é considerado um dos únicos rios não poluídos do Estado. Esse seu potencial hídrico e geográfico logo foi aproveitado pelo ecoturismo, sempre respeitando a preservação ambiental.

As corredeiras e quedas do rio Jacaré-Pepira permitem a prática de esportes aquáticos como canoagem e bóia-cross. O Parque dos Saltos, localizado no centro da cidade, tem área para piqueniques e permite a visualização das ruínas da casa de máquinas de uma usina de geração de energia elétrica.

As cachoeiras, embora em fazendas particulares, estão abertas à visitação mediante ingresso, e algumas, como a do Astor, com queda de 25 metros, são acessíveis por trilhas de diferentes dificuldades. A prática de arvorismo, tirolesa e canyoning (rapel em cachoeira) também são possíveis, assim como a de cavalgadas e mountain bike.

A ausência de poluição química e luminosa em Brotas permite a observação do céu por telescópio, atividade mantida pelo Centro de Estudos do Universo, localizado no bairro de Campos Elíseos. O Grêmio Literário e Recreativo Brotense, instalado em um conjunto de casarões do séc. XIX tem biblioteca e exposições permanentes sobre toda a história da cidade, principalmente do período cafeeiro.



Como chegar

Saindo de São Paulo, o acesso é pela rodovia Anhangüera ou dos Bandeirantes, em direção a Limeira (145 km). Em seguida deve-se entrar na rodovia Washington Luis, indo até o trevo de Analândia. Brotas é a primeira cidade depois de Itirapina.

alesp