Manifesto pede o fim da exploração das florestas na Amazônia


21/10/2005 16:12

Compartilhar:


O Partido Verde lança manifesto pedindo que Governo Federal proíba a exploração dos recursos florestais na Amazônia e sugere um amplo esforço científico para estudar e equacionar os problemas relacionados à degradação ambiental no país.

Assinam o documento a Executiva Nacional do PV, representada pelo presidente nacional do partido, José Luiz de França Penna,e os oito deputados que compõem a bancada federal do Partido Verde: Edson Duarte (BA), Fernando Gabeira (RJ), Jovino Cândido (SP), Leonardo Mattos (MG), Marcelo Ortiz (SP), Sarney Filho (MA), Vittorio Medioli (MG) e Chico Sardelli (SP).

O manifesto menciona a forte seca que tem atingido a região Amazônica, e cita pesquisadores do SIPAM, do INPE, da USP e de ONGs, que remetem o problema a um aquecimento das águas do Atlântico Norte, em consequência do aquecimento global, e em função do aumento das taxas de desmatamento e das queimadas.

O partido propõe a efetivação de um grande esforço científico com a finalidade de determinar as causas desse fenômeno e cobra ações preventivas, estruturais e operacionais para equacionar e controlar os efeitos danosos provocados pelo uso irracional dos recursos ambientais. O documento apela ao governo federal para que, "em atenção, inclusive, ao Princípio da Precaução, que decrete a proibição da exploração dos recursos florestais na Amazônia, por meio de corte raso, até que os resultados deste referido esforço científico, sejam apresentados e as soluções técnicas, ajustadas ao desenvolvimento sustentável, tenham sido adotadas".

Lidpv@al.sp.gov.br

alesp