Região de Cruzeiro pede melhoria em estradas para alavancar potencial turístico

Audiência Pública em Cruzeiro - TEXTO FINAL
18/08/2005 19:41

Compartilhar:


A Câmara Municipal de Cruzeiro, município situado no extremo leste do Estado de São Paulo, foi a sede da oitava audiência pública sobre o orçamento estadual para 2006, promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia com o objetivo de colher sugestões da população sobre o destino dos recursos do Estado, levando em conta as diferenças regionais existentes.

Os deputados José Caldini Crespo (PFL), Edmir Chedid (PFL), Ênio Tatto, Mário Reali, Carlinhos Almeida, os três do PT, Waldir Agnello (PTB) e Afonso Lobato (PV) participaram da reunião, que contou com aproximadamente 30 pessoas. Entre as autoridades locais, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro, Laudelino Augusto da Silva (PFL), e a prefeita de Lavrinhas, Marina Lozano (PT).

Nova ponte

Quase todos os participantes da audiência pública enfatizaram a importância da construção de uma terceira ponte de acesso à Via Dutra, na cidade de Cruzeiro. Segundo eles, as duas pontes da cidade, em Cachoeira Paulista e Canas, comprometem o trânsito local e a construção de uma terceira ponte aliviaria o fluxo de automóveis e caminhões.

A obra está orçada em R$ 13 milhões e o vereador de Cruzeiro Mário Notarangelli afirmou que o governador dissera que o estado não vai construir a ponte por falta de verba. O pedido foi reforçado pelo presidente da câmara de Cruzeiro, Laudelino Augusto da Silva, pela vereadora Simone Costa, por Marcos de Paula e Paulo de Carvalho, entre outros.

Turismo

Bananal é uma estância turística, a vereadora da cidade Lúcia Gonçalves destacou a necessidade da liberação de verba de R$ 500 mil para a recuperação do Solar Aguiar Valim, importante ponto turístico construído em 1.560 que servia de residência a membros da Corte Imperial. Ela acredita também que obras de melhoria na SP-247 podem atrair mais turistas.

O deputado Mário Reali também focou sua análise no potencial turístico da região. "Aprecio os recursos naturais da Serra da Bocaina, mas receio que poucos tenham conhecimento sobre a capacidade turística da região e, por isso, é preciso a realização de audiências presenciais, para que todos descubram as vocações regionais", disse o deputado.

Vale histórico

"São Paulo tem que resgatar o vale histórico, melhorando a infra-estrutura de cidades como Queluz e Bananal, além de outras que se encontram na Serra da Bocaina. Mas para isso é preciso recuperar a malha rodoviária da região, que se encontra em péssima condição", declarou o deputado Carlinhos Almeida.

Esta também foi a preocupação do secretário de Cultura e Turismo de Queluz, José Celso Bueno, que quer incentivo para o turismo histórico.

A situação da Santa Casa também foi lembrada nos pronunciamentos. Os vereadores David Costa e Maria Aparecida Santos pediram UTI neonatal para diminuir a crescente taxa de mortalidade infantil, além de bisturis elétricos, carros de anestesia e leitos para enfermaria.

A deputada mais votada de Cruzeiro, Ana do Carmo, ressaltou a importância das audiências regionais, porque, segundo ela, é preciso democratizar o orçamento com o debate junto à população de cada cidade.

Outro deputado que representa a região, Afonso Lobato, destacou a esperança de uma melhor distribuição do orçamento, com a iniciativa adotada pela Comissão de Finanças e Orçamento de acatar emendas pontuais. "Era angustiante visitar a região e explicar que as reivindicações apresentadas pelas pessoas não poderiam ser atendidas, porque o relator do orçamento só acolheria emendas por setores e não por regiões."

O deputado Edmir Chedid encerrou a reunião, explicando o processo do orçamento e a importância do debate nas audiências públicas. "Só dessa forma podemos colher sugestões e os deputados que representam cada região podem apresentar emendas que, de fato, beneficiem cada cidade."

alesp