Secretário da Casa Civil volta a negar interesse na privatização da Nossa Caixa


01/10/2007 12:07

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) questionou na quinta-feira, 27/9, o secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, sobre a veracidade das notícias divulgadas pela imprensa de que o governo estadual está fazendo um levantamento de valores de 18 empresas estatais, entre as quais a Nossa Caixa, com intenção de privatizá-las..

Acompanhado dos demais deputados da bancada do PPS na Assembléia Legislativa, Zaia quis saber se havia de fato a intenção do governador José Serra de privatizar a Nossa Caixa. Aloysio Nunes negou, como havia feito em outras oportunidades ao deputado Davi Zaia, interesse na privatização da Nossa Caixa. O secretário confirmou que o governo está fazendo um levantamento de valores das empresas para avaliar os ativos do Estado, mas negou o interesse na privatização.

Na quarta-feira passada, um jornal de economia de São Paulo noticiou com destaque o início desse levantamento. O objetivo, segundo o jornal, seria a venda de empresas, entre as quais a Sabesp, Nossa Caixa e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). A reportagem retratava a opinião de empresários contratados para fazer o estudo sobre as empresas que despertavam maior interesse do mercado.

Na sexta-feira, outro grande jornal da capital também veiculou a notícia. A reportagem afirma que integrantes do governo negaram a existência de um pacote de privatizações, o mesmo acontecendo com o governador. Serra confirmou que a medida era apenas um levantamento dos valores das empresas, assim como Aloysio Nunes disse a Davi Zaia no Palácio dos Bandeirantes, durante a reunião com a bancada do PPS.

Davi Zaia esteve este ano em pelo menos outras duas oportunidades com Aloysio Nunes para tratar assuntos relacionados aos funcionários do banco e, em todas elas, ouviu o secretário negar o interesse do governo na privatização. O mesmo ocorreu em reuniões com o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. O interesse, segundo os secretários, era, ao contrário, fortalecer a Nossa Caixa.

Apesar das negativas dos secretários, Zaia disse que ficará atento às movimentações do governo para evitar qualquer tentativa de privatização.

dzaia@al.sp.gov.br

alesp