Parlamentar apresenta indicação para a criação da Central de Flagrantes


17/04/2007 18:11

Compartilhar:


Indicação apresentada no início de abril pelo deputado Fernando Capez (PSDB) tem por objetivo a criação da Central de Flagrantes na Polícia Civil, acabando, dessa maneira, com os plantões noturnos dos delegados de polícia nos distritos.

Na justificativa da proposição (Indicação 342/07), o Capez esclareceu que, no atual sistema, o delegado deve permanecer de plantão nas delegacias, não apenas para o registro das ocorrências em boletins, mas também para a lavratura de autos de prisão em flagrante. Com isso, o policial que trabalha 24 horas seguidas fica entre o sono e a lucidez e, ao término do expediente, tira folga por 24 ou 48 horas. "Grande número de policiais, portanto, que poderia estar se dedicando à atividade investigatória, é perdido com esse equivocado gerenciamento dos recursos humanos", explica.

Com a criação da Central de Flagrantes, cada delegacia seccional passaria a contar com dois delegados e seus auxiliares para atendimento dos flagrantes acontecidos durante o plantão.

De acordo com o parlamentar, os flagrantes e fatos graves seriam registrados nas seccionais, junto às centrais. "Isso permitiria um aproveitamento melhor do delegado de polícia, que passaria a concentrar esforços na função investigatória", justificou.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp