Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia encerra o ano recebendo o presidente da Fundação Padre Anchieta

João Sayad diz que objetivo da reestruturação é melhorar qualidade e aumentar audiência
31/01/2011 18:30

Compartilhar:

Parlamentares da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/FOTO2781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário estadual da Cultura, João Sayad e deputada Célia Leão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/sayad.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), iniciou os trabalhos de 2010 aprovando o parecer favorável ao Projeto de Lei 800/2009, de Samuel Moreira (PSDB), que instituiu o projeto Revelando São Paulo.

O projeto reúne as mais variadas formas de artesanato, apresentações artísticas e gastronomias oriundas de todo o interior, bem como a organização de festas tradicionais, como a Folia de Reis, Cortejo de Bonecos e Cavalgadas. "A presente propositura objetiva assegurar, em caráter permanente, a realização do evento Revelando São Paulo na capital e em outros municípios, propiciando a integração e divulgação de nossas raízes culturais", enfatizou Moreira.

À época como secretário estadual da Cultura, João Sayad, recebeu convite da Comissão para esclarecimentos sobre as deliberações da 1ª Conferência Estadual de Cultura, realizado na cidade de São Paulo no dia 26/11/2009.

Dentre os pontos esclarecidos por Sayad, destacam-se a criação de espaços culturais em municípios desprovidos desses equipamentos e o programa específico para as documentações impressas, fonográficas e videográficas das tradições populares paulistas com objetivo de constituir um acervo para a construção do Museu Nacional das Tradições Brasileiras para que também seja disponibilizado e distribuído às bibliotecas municipais.

No final do ano de 2010, agora como presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, foi recebido pela Comissão de Cultura para reunião em que discutiu a programação, corte de funcionários e o contrato com a TV Alesp.

Sobre as duras críticas que recebeu, incluindo demissões em larga escala e o fim da produção de diversos programas, Sayad destacou que "como tevê pública, a missão é de oferecer programas de qualidade para que sejam mais vistos pela população" e ainda informou que desde o segundo semestre de 2010 veio acompanhando os índices de audiência, a repercussão, e os custos de cada um dos programas apresentados deixando claro que o principal objetivo é de "melhorar a qualidade e trazer mais audiência a programação".

Diante dos questionamentos sobre os possíveis problemas financeiros que foram divulgados pela mídia, Sayad declarou que não existe nenhuma crise financeira e que a meta não é reduzir custos e, sim, trabalhar o custo-benefício de cada programa. "O que precisa ser feito é uma melhora de qualidade no que temos hoje, e é nesse sentido que estamos trabalhando. Não estou preocupado em cortas gastos, mas sim produzir programas de qualidade", concluiu.

Sem dúvida o tema mais aguardado na reunião foi com relação ao encerramento do contrato da TV Cultura com a TV Alesp. O presidente da emissora informou ter apresentado ao presidente da Casa, Barros Munhoz, seu desejo de deixar de operar a TV Alesp, mas sem que nenhum funcionário envolvido sofresse qualquer tipo de ônus pela decisão tomada. "Os funcionários da TV Cultura que trabalham atualmente para a TV Alesp receberão todos os direitos trabalhistas", destacou. Sayad concluiu o discurso esclarecendo que a TV Cultura é apenas operadora, e quem faz a produção dos programas é a diretoria de comunicação da Casa.

alesp