Protesto contra o fim da meia-entrada para professores


03/07/2006 09:57

Compartilhar:

Deputado Palmiro Mennucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PALMIRO PROF CULTURA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Palmiro Mennucci (PPS) protestou contra a decisão do governo paulista de tentar acabar com a norma legal que concede aos professores estaduais o direito a meia-entrada em cinemas, casas de espetáculo e afins.

"Como poderemos continuar colocando nossa fé num futuro melhor, a partir da boa educação das novas gerações, se seus mestres não puderem dar conta de transmitir conhecimentos capazes de gerar idéias que melhorem nosso mundo?", questiona Mennucci.

O governo estadual entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja anulada a Lei estadual 10.858/2001, que permite meia-entrada em atividades culturais e de lazer para professores. A argumentação é que lazer e entretenimento são atividades econômicas, e quem trabalha nelas precisa ser remunerado. Além disso, a lei seria contrária ao princípio da isonomia, já que professores das redes municipal e federal não possuem o benefício.

Como considera o salário dos professores incapaz de prover até suas necessidades básicas, o deputado apresentou o Projeto de Lei 291/06, que estende a meia-entrada a todos os profissionais do ensino fundamental e médio. Na avaliação do parlamentar, para que os professores tenham condições de cumprir seu papel, é preciso garantir seu acesso à cultura. "Como eles vão conseguir se atualizar sem dinheiro para pagar uma entrada de cinema, teatro, shows artísticos, museus e eventos culturais em geral?", ele questiona.

"Discordo dessa atitude do governador e lamento que ele esteja demonstrando, publicamente, a real importância que os professores e o ensino público têm na sua escala de valores", afirmou Palmiro.

palmiro@al.sp.gov.br

alesp