Comissão quer ouvir secretário sobre enchentes na capital


03/06/2005 12:08

Compartilhar:


A Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Simão Pedro (PT), aprovou requerimento para que o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, compareça à reunião da próxima terça-feira, 7/6 às 14h30, para dar explicações sobre o andamento das obras na calha do rio Tietê.

A reunião em que houve a aprovação do pedido foi convocada extraordinariamente por Simão Pedro no último dia 25, quando a cidade de São Paulo foi afetada por grandes enchentes no Tietê. Na ocasião, o deputado afirmou que o governo do Estado está gastando cerca de 1 bilhão de reais na obra, sem obter os resultados anunciados. Só este ano, já aconteceram duas grandes enchentes no local, lembra o parlamentar.

"O governo apresenta uma única finalidade para a obra: acabar com as enchentes. Se isso não acontece, indica que essa quantia enorme de dinheiro está sendo mal investida. Por isso, queremos debater a questão com o secretário", afirma o presidente da comissão.

Os deputados presentes à reunião também sugeriram o comparecimento do superintendente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Antônio Jarbas Fornasari Filho, já que as inundações estão associadas a questões das sub-bacias e estão no espectro do Plano Diretor de Drenagem da Macrorregião Metroplitana. Eles questionaram as razões pelas quais não foram tomadas medidas preventivas contra as enchentes, uma vez que o radar do DAE que monitora as chuvas deveria ter acusado as precipitações em grande volume.

spedro@al.sp.gov.br

alesp