Deputado prepara CPI das estatísticas criminais


03/02/2005 15:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vanderlei Siraque

O deputado Vanderlei Siraque (PT), membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, está coletando assinaturas dos demais parlamentares para protocolar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das estatísticas criminais. Segundo ele, denúncias de irregularidades na confecção dos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil, denunciados pela imprensa em janeiro, reforçam as suspeitas de que diversos crimes não são computados nas estatísticas criminais do Estado de São Paulo.

Conforme a denúncia, crimes como homicídio são classificados como morte a esclarecer ou encontro de cadáver. Desta forma, segundo o deputado, "o que seria bom para o governo por apresentar uma falsa diminuição na criminalidade, é um prejuízo imensurável, uma vez que além de dificultar o trabalho das polícias, a alteração dos dados estatísticos impede a população de cobrar mais eficiência do governo do Estado", observa.

Siraque destaca, ainda, que os índices criminais são importantíssimos e servem como norte para os municípios elaborarem políticas de prevenção à violência urbana. "As estatísticas são apuradas por meio dos boletins de ocorrência confeccionados. Se esses são alterados, dificulta o desenvolvimento de políticas públicas para o setor", conclui.

Para pedir uma CPI são necessárias 33 assinaturas. A previsão de Siraque é que até esta sexta-feira, 4/2, a proposta seja protocolada.

Em 2001, esta mesma prática -que ficou conhecida como "Maquiagem dos BOs" - também foi pauta de discussões na Assembléia Legislativa. Naquela ocasião, a denúncia partiu do presidente do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo, Paulo Siquetto. Com a mudança de legislatura, a CPI solicitada pelo deputado Vanderlei Siraque foi arquivada.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp