Uma tragédia que leva a reflexões

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
11/11/2002 15:35

Compartilhar:


A tragédia que se abateu sobre a família Richthofen, em São Paulo, merece reflexões. Evidenciado o envolvimento da filha do casal assassinado, Suzane, num crime que chocou a cidade, é o caso de se perguntar: qual destino a sociedade deve reservar para essa moça de 19 anos? Seria válido ela ficar apenas alguns anos na cadeia e ainda receber metade da herança dos pais, de acordo com nossas leis? Será que não é mais um exemplo de como o País precisa urgentemente reformular os Códigos e o Poder Judiciário?

Casos como esse não comportariam a pena de morte, como ocorre em alguns países mais adiantados? Isso aconteceu no ambiente de família de classe média alta, aparentemente bem estruturada. Portanto, não existe a desculpa das questões sociais, financeiras ou culturais. A filha do casal, se associando ao seu namorado e ao irmão deste, participou de um crime bárbaro, rapidamente decifrado pela polícia para levar os culpados à punição. Mas nada devolverá a vida a Manfred e Marísia Von Richthofen.

O filho do casal, Andreas, de 15 anos, fica órfão de pai e mãe, com a irmã na cadeia e com meia herança: a outra metade é de quem apresentou nota fiscal de motel como álibi para negar o inegável e o frio planejamento do crime.

Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL

alesp