Opinião - Os investimentos no Metrô e o trabalho da Comissão de Transportes


17/08/2009 21:53

Compartilhar:


Nesta segunda-feira, 17/8, uma cerimônia marcou o início das obras da Linha 5 Lilás (Capão Redondo - Chácara Klabin) da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô. A cerimônia, que ocorreu na futura Estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, contou com a presença de diversas autoridades e, entre elas, a do governador José Serra, do secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e do presidente do Metrô, José Jorge Fagalli. Esta cerimônia também marcou o início das obras de prolongamento da Linha 2 Verde (Vila Madalena " Vila Prudente), que vai até o Oratório, São Mateus e Cidade Tiradentes, e das obras de extensão da Linha 4 Amarela (Vila Sônia " Luz). Estas obras integram o plano "Expansão SP", que é considerado pelo governo do Estado como o maior do gênero em transporte público realizado no país. Até 2010, o governo do Estado afirmou que pretende investir R$ 20 bilhões no Metrô, na CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e também na EMTU/SP, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.

O principal destaque da cerimônia, sem dúvida, foi a Linha 5 Lilás, que é a mais nova do sistema e será responsável por interligar o Capão Redondo ao Largo 13, na zona sul da capital paulista. Até 2012, serão 11,4 km de trilhos e mais 11 estações para chegar até Chácara Klabin, integrando-se às linhas 1 Azul, 2 Verde e a futura 17 Ouro, bem como ao Corredor Diadema-Brooklin, da EMTU/SP. Para esse novo trecho, o governo do Estado comprou mais 26 trens, que possuem o que há de mais moderno em segurança sobre trilhos e conforto aos passageiros. Em 2010, quando a Linha 4 Amarela for inaugurada, os usuários da Linha 5 Lilás terão uma redução no tempo de viagem até o centro, pois poderão utilizar a Linha 9 Esmeralda da CPTM para fazer a integração em Pinheiros, com conexões na Praça da República e Estação da Luz. Com o início das obras nesta segunda-feira, o governo do Estado avança em seu plano de oferecer toda estrutura necessária ao usuário do Metrô, visto que todas as estações terão sinalização de alerta e de piso tátil, além da adaptação para o uso de telefones celulares.

Quanto às obras de prolongamento da Linha 2 Verde, com início na Vila Madalena, importante destacar que estas seguem rumo à Vila Prudente. Com sua conclusão, prevista para 2010, o governo do Estado terá implantado mais 16 trens, orientados pelo novo sistema de sinalização da linha, que oferecerão maior segurança e permitirão uma significativa redução de intervalos entre os trens. Além disso, todas as estações serão reformadas e adaptadas para garantir melhor acesso e comodidade para pessoas portadoras de deficiência física e mobilidade reduzida. A Estação Sacomã, que tem previsão de inauguração até o fim deste ano, também irá cumprir um importante papel no desenvolvimento dos trabalhos do Metrô, pois fará conexão com o Expresso Tiradentes e o sistema da EMTU. Na Estação Tamanduateí (prevista para março de 2010), o usuário do sistema poderá fazer a conexão com os trens da CPTM na Linha 10 Turquesa, enquanto da Vila Prudente a Cidade Tiradentes, o transporte será realizado por um sistema de metrô leve.

Na Linha 4 Amarela (Vila Sônia " Luz), a integração total e tecnologia de ponta definem de maneira precisa os trabalhos em execução. A partir de 2010, está linha dará acesso direto a outras três do Metrô. Assim, o usuário da Linha 4 Amarela poderá chegar à Linha 1 Azul (Estação Luz), Linha 2 Verde (Estação Paulista) e Linha 3 Vermelha (Estação República). Além da integração aos trens da CPTM, na Luz e Pinheiros. Na prática isso significa locomoção fácil pela capital e na região metropolitana. Com o início da operação da Linha 4 Amarela, por exemplo, os usuários da Zona Leste poderão chegar ao bairro de Pinheiros acessando a linha com uma única e gratuita integração na Estação República. Todas as estações dessa linha também serão acessíveis a pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida. A implantação das mais modernas tecnologias do mundo em transporte sobre trilhos proporciona mais conforto e segurança aos usuários, princípio básico adotado pelo governador José Serra ao propor o projeto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Também é importante ressaltar que as obras da Companhia do Metropolitano de São Paulo integram o "Expansão SP" que, até o fim do próximo ano, receberá R$ 20 bilhões do governo do Estado junto com a CPTM e a EMTU/SP. Unidas, estas três empresas estatais atuam de forma coordenada na ampliação, modernização e integração dos sistemas. O diferencial no "Expansão SP" é a inovação em relação ao metrô leve, um novo sistema que atende à demanda de média capacidade. Esse modelo a ser operado pelo Metrô produz menos ruídos e vai correr em superfície e em vias elevadas, podendo ter áreas de lazer ao longo do percurso. Com tudo isso, informo que será dever do governo do Estado trabalhar em relação ao cumprimento dos prazos e obrigação da Assembleia Legislativa, em especial a Comissão de Transportes e Comunicações, fiscalizar tudo que está sendo realizado nesta área para que não haja desperdício de dinheiro público e para que a prestação de contas seja condizente à prevista na fase inicial das obras.OT



*Edmir Chedid é deputado estadual pelo DEM e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações

alesp