Carlos Giannazi

Deputados eleitos em outubro/2010
21/12/2010 14:46

Compartilhar:


Diretor de escola pública com mestrado em história e filosofia da educação pela Universidade de São Paulo (USP) e vereador da cidade de São Paulo em duas legislaturas, Carlos Giannazi (PSOL) foi reeleito em 2010 para seu segundo mandato de deputado estadual com 100.808 votos.

Ele entrou na Assembleia Legislativa lastreado por um longo histórico de lutas em prol da melhoria da Educação por meio de maiores investimentos públicos no setor, e sempre atuou na defesa do magistério e de salários dignos, da formação continuada e de condições adequadas de trabalho de professores e demais carreiras do funcionalismo público. O seu mandato tem como um dos focos mais importantes a preservação e valorização da educação pública gratuita e de boa qualidade, e a abertura de novas vagas nas escolas públicas. Sua militância e trabalho buscam o desenvolvimento da cidadania ativa e crítica e o fortalecimento dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada.

O professor Carlos Giannazi é membro titular da Comissão de Educação da ALESP e apresentou diversos projetos de lei na área, destacando-se o que acaba com a superlotação de salas, o que extingue a "Lei da Mordaça" para os servidores públicos e o que cria ETECs nas áreas de alta demanda social. Noutra esfera ele propôs a limitação de instalação de pedágios em São Paulo e o projeto que dispõe sobre critérios socialmente mais justos e responsáveis, a serem adotados pelo poder público, para uso e desapropriação de áreas de interesse público, entre outros.

Criou e coordena na Casa as frentes parlamentares em defesa da escola pública, dos músicos contra a OMB, da diversidade sexual e contra os pedágios. É autor dos requerimentos de instalação das CPIs da Educação, da Segurança Pública, do DPME, do Poder Judiciário (este já protocolado com as 32 assinaturas regimentais) e foi vice-presidente da CPI do Ecad.

Um dos mais atuantes no plenário da Assembleia Legislativa, é reconhecido como um parlamentar de oposição crítica e responsável, de voz ativa e de atuação constante junto aos órgãos públicos de defesa dos interesses da população e de fiscalização, requerendo do governo soluções na prestação dos serviços e lisura e transparência no uso do dinheiro público.

alesp