Hamilton pede ação do Conar contra comercial preconceituoso


07/12/2000 17:23

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) enviou ofício ao Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (Conar) pedindo providências em relação a um comercial de rádio, veiculado em emissoras de Sorocaba, para anunciar seguros. O comercial, segundo Hamilton, estimula o preconceito ao sugerir que o "rap" é uma música associada ao crime e seus cantores são bandidos. A peça publicitária, que tem mais de uma versão, é uma música de "rap" onde o cantor comenta como vai roubar a casa e o carro do ouvinte. Por isso, ele deve fazer um seguro para se prevenir.

"Numa época como a que vivemos hoje, de luta contra preconceitos, é absurdo que um conteúdo desse possa ser veiculado livremente numa emissora de rádio local", comentou o deputado Hamilton ao ouvi-lo pela primeira vez, na rádio Cruzeiro do Sul FM. "Não acredito que eles fariam uma campanha com esse mesmo teor utilizando um outro ritmo musical", observou o deputado petista.

Hamilton, que considerou o material preconceituoso e de mau gosto, pediu ao Conar que a entidade interceda para impedir a veiculação do comercial e, ainda, estude uma forma de tomar medidas jurídicas contra a Seguradora por utilizar conteúdo em sua propaganda que vá contra a Constituição e a Legislação vigente.

"O movimento hip-hop utiliza muito o 'rap' e outras formas de arte em seus trabalhos exatamente para pregar a não-violência. Um comercial de rádio como esse é um desserviço e não ajuda em nada o trabalho que toda a sociedade está fazendo para mudar os atuais quadros", comentou Hamilton.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp