Solicitada criação de linha de crédito para tratamento de pacientes renais

Hoje existem cerca de 11 mil pessoas com problemas renais crônicos em todo o Estado, afirma Dimas Ramalho
27/08/2001 17:31

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Dimas Ramalho, líder do PPS, encaminhou moção ao presidente da República solicitando a criação de uma linha de crédito para tratamento dos pacientes necessitados de diálise. "Hoje existem cerca de 11 mil pessoas com problemas renais crônicos em todo o Estado. Isto significa dizer que estes pacientes - ou doentes - não possuem função renal compatível com prevenção da vida, precisando, portanto, de cuidados que utilizem métodos artificiais para manter a função renal", diz Ramalho.

A Secretaria Estadual de Saúde, segundo informa o deputado, possui para atendimento uma rede de diálise pública (15%) e conveniada (85%). Estes estabelecimentos trabalham em sua grande maioria com tabelas fornecidas pelo Ministério da Saúde, mas a Secretaria de Saúde do nosso Estado cortou em cerca de 8% os serviços prestados, o que representa 825 pacientes ou 10.500 sessões de diálise orçadas em R$ 925 mil.

"Vale lembrar, disse Dimas Ramalho, que as unidades de diálise do Brasil encontram-se em situação financeira extremamente delicada, principalmente porque tiveram que contrair altas dívidas decorrentes da aquisição de equipamentos determinados pela Portaria 2.044, sem que cumprisse promessa de financiamento a juros compatíveis com a capacidade de endividamento do sistema. Este quadro só tem favorecido as indústrias estrangeiras que, aproveitando a diferença cambial estão adquirindo Unidades Brasileiras a baixo custo apoderando-se de nossos produtos, equipamentos e insumos."

alesp