Missa comemora os 80 anos da irmã Dolores


16/02/2006 17:13

Compartilhar:


A passagem do 80º aniversário da irmã Maria Dolores Muniz Junqueira, nascida no dia 26 de fevereiro de 1927, em Gijón, norte da Espanha, levou o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), a propor um voto de congratulações do Legislativo com a cidade de São Vicente, município em que a religiosa realiza intensa atuação social.

Irmã Dolores, que em 2005 teve a sua indicação proposta ao Prêmio Nobel da Paz, trabalha junto à comunidade do Quarentenário, em São Vicente, que a homenageará no dia 26 de fevereiro com a celebração de uma missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Esperança.

Irmã Dolores trabalhou em diversos lugares da Europa com imigrantes portugueses e veio para o Brasil em 1967, como membro da Congregação Maria Imaculada. "A vida da Irmã Dolores é considerada exemplo dos mais importantes de dedicação ao próximo. Sua dedicação para a construção de um mundo melhor, com mais igualdade e dignidade para todos, motivou a Assembléia Legislativa de São Paulo, em 2000, a conceder-lhe o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos", afirmou Figueira, ao justificar a sua propositura.

No início da década de 70, em São Vicente, a religiosa criou o grupo Legionárias Jóquei Instituição. Em 1979, mudou-se para a Vila Zilda, no Guarujá, onde participou da luta pela implantação de serviços públicos essenciais. Em 1989, foi para a área continental de São Vicente, onde colaborou com a construção do Centro Comunitário do Humaitá, organizou a região chamada Quarentenário e coordenou a construção da Casa de Parto Normal David Capistrano Filho, que desde 2003 recebe gestantes.

Atualmente, irmã Dolores dirige a Vila Ponte Nova Instituição Promocional (VIP), em São Vicente, fundada há 11 anos e que atende mais de mil crianças em dois centros comunitários, na EMEI Nossa Senhora da Esperança e no Cecon Nossa Senhora de Lourdes, onde realiza um trabalho de orientação por meio da Pastoral da Criança. Em junho de 2005, a entidade foi declarada de utilidade pública estadual por conta da lei nº 11.959, de iniciativa do deputado Fausto Figueira.

A VIP realiza atividades com grupos de convivência da 3ª idade e de proteção à família, com centenas de beneficiados. A Escola Profissionalizante Irmã Dolores, mantida pela VIP, atende alunos nos períodos da manhã, tarde e noite, oferecendo mais de uma dezena de cursos.

No requerimento apresentado na Assembléia, Figueira pede que seja dada ciência da manifestação ao prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, ao presidente da Câmara Municipal, o vereador Luciano Batista, e à comunidade da Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Quarentenário.





fausto@faustofigueira.com.br

alesp