As mudanças de tarifa e do modelo de cobrança nas praças de pedágio da Rodovia Castello Branco, nas proximidades de São Paulo, causaram o fechamento dos acessos ao Rodoanel Mario Covas. A medida entrou em vigor no último domingo, 17/1. A tarifa de R$ 2,80 correspondente ao pagamento do pedágio é obrigatória para acessar o Rodoanel, sendo que o trânsito na Marginal Tietê pode complicar ainda mais. O valor da tarifa para automóveis na pista marginal da Castello, com a mudança, passou para R$ 2,80, até a semana passada era de R$ 6,50. Motoristas que não sabiam foram surpreendidos na hora de passar pelo pedágio na via Oeste, e quem não tinha dinheiro foi obrigado a assinar compromisso de quitação do débito em cinco dias úteis, sob pena de multa. As cancelas do sistema automático de cobrança ficaram levantadas na via Oeste O cidadão ficou sem opção de escolha, só que a pista expressa das marginais, que era livre, agora é pedagiada. Será que tudo isso foi um golpe? É mais um ônus para o usuário? Depois das praças de pedágio os acessos livres da Castello Branco e Rodoanel foram fechados. Passa de 200% o aumento da tarifa, sendo que, anteriormente, o motorista pagava R$ 1,30 para sair do Rodoanel e agora paga R$2,50 nos novos pedágios da Castello. É visível o descontentamento do cidadão com esse aumento considerado como uma cobrança absurda e abusiva. O cidadão ficou sem opção de ir e vir sem pagar o pedágio da Castelo Branco, entretanto, afirma-se que esse pedágio ficou mais barato no Km 18, sentido interior, e km 20, sentido capital, localidades onde estão implantadas as praças de cobrança. Que conclusão você tira dessa questão? Com essas mudanças, o caminhoneiro, que é obrigado a pagar pedágio, está fazendo um desvio entrando por dentro do município de Osasco. Os estragos ocasionados nas principais vias causarão despesas. Quem arcará com essas despesas? Será o contribuinte? Antes existia a opção de não trafegar pela via local, sendo que, atualmente, todos são obrigados a pagar a tarifa. A operadora passa a ganhar de todos os usuários. A operadora de tarifas está realmente perdendo ao diminuir a tarifa ou é o usuário? *Gilmaci Santos é deputado estadual e presidente estadual do PRB. Também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.