Moção pede liberação de verba para decasseguis voltarem ao Brasil

Deputado Gondim pede a liberação de recursos para 500 decasseguis em dificuldades financeiras no Japão
27/08/2001 14:04

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luis Carlos Gondim (PV) enviou ao presidente Fernando Henrique Cardoso moção pedindo a liberação de recursos para que os decasseguis (brasileiros descendentes de japoneses), em dificuldades financeiras no Japão, possam retornar ao Brasil.

De acordo com o deputado, os quase 250 mil decasseguis que vivem atualmente no Japão, cerca de 500 deles estão em situação de penúria, morando nas ruas daquele país sem qualquer perspectiva de mudar de vida e sem a menor possibilidade de voltar por absoluta falta de dinheiro. "O que antes era um sonho de oportunidades e altos salários, tornou-se um pesadelo para muitos decasseguis que foram atingidos pela grande recessão japonesa iniciada em 1997. Além do emprego que lhes garantia a sobrevivência, essas pessoas perderam a dignidade social e hoje sofrem num país estranho, de idioma difícil, cujos habitantes são hostis em virtude do forte preconceito étnico existente no Japão", argumentou o deputado.

Para Gondim, o governo federal tem obrigação de intervir nesta situação para garantir o direito de retorno daqueles cidadãos brasileiros que se encontram em condições de miséria. A emigração dos decasseguis brasileiros iniciou-se na década de 80, quando o Japão encontrava-se em franca expansão econômica e o Brasil atravessava uma das piores crises de sua história, com hiperinflação, desemprego e diversos planos econômicos frustrados. A possibilidade de emprego garantido, altos salários e melhores condições de vida levou milhares de brasileiros ao Japão, constituindo a terceira maior população estrangeira naquele país, atrás apenas dos coreanos e chineses.

alesp