Destaque da semana

Racionamento de água, Febem, reforma agrária, juventude e Nossa Caixa
24/10/2003 18:48

Compartilhar:


A bancada do PT na Assembléia seguiu na trincheira de combate à malversação dos recursos públicos e cobrou medidas e apuração das denúncias de abandono em vários segmentos do Estado

As idas e vindas do governador Geraldo Alckmin em relação ao racionamento de água trouxeram à Assembléia o presidente da Sabesp e o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, que foram sabatinados na Comissão de Serviços e Obras Públicas por Sebastião Arcanjo (Tiãozinho), presidente da comissão, Beth Sahão, Mário Reali, Roberto Felício e Simão Pedro. A capacidade de abastecimento de alguns reservatórios chegou a 5,8%. A medida anunciada para minimizar o problema foi fazer campanha para a população economizar água.

A morte de nove crianças no hospital de Itaquaquecetuba e os problemas do Hospital das Clínicas da Unicamp foram discutidos pela Comissão de Saúde e Higiene. Os hospitais receberão visitas de Beth Sahão, Fausto Figueira e Tiãozinho.

Denúncias apresentadas por Antonio Mentor, líder da bancada, apontam que a Febem mantém o sistema de desrespeito à vida. Só neste mês sete internos foram queimados, dois não resistiram e morreram e há um internado em coma.

A bancada lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Agrária, que será coordenada por Renato Simões, autor da iniciativa. A Frente condena a criminalização dos líderes do MST e a violência no campo e defende um projeto que garanta a democratização da propriedade da terra e apoia o fortalecimento dos pequenos agricultores. Antonio Mentor, Maria Lúcia Prandi, quarta secretária da Assembléia, Fausto Figueira, Marcelo Cândido, Roberto Felício, Tiãozinho, Simão Pedro e Vicente Cândido estiveram no lançamento.

Os indícios de irregularidades na Nossa Caixa, com a contratação de serviços em tecnologia de informação recebeu parecer preliminar de ilegalidade do Tribunal de Contas do Estado no processo de licitação, e agora estão na mira de Enio Tatto.

A formulação de políticas públicas para a juventude foi pauta de debate nas Comissões de Educação, presidida por Carlinhos Almeida, e de Cultura, Ciência e Tecnologia. Na ocasião, Carlinhos lembrou que os jovens de São Paulo são vítimas do abandono do Estado e apontou os CEUs da prefeitura paulistana, que se tornaram ponto de encontro da população da periferia e opção para cultura e lazer.

alesp